TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO ARTIGO “ÉTICA, MORAL, AXIOLOGIA E VALORES: CONFUSÕES E AMBIGUIDADES EM TORNO DE UM CONCEITO COMUM”.

Por:   •  14/12/2019  •  Resenha  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  1.268 Visualizações

Página 1 de 3

 [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE FARMÁCIA

VANESSA MANÇUR SANTOS

RESENHA DO ARTIGO “ÉTICA, MORAL, AXIOLOGIA E VALORES: CONFUSÕES E AMBIGUIDADES EM TORNO DE UM CONCEITO COMUM”.

Salvador

2017

[pic 2]

VANESSA MANÇUR SANTOS

RESENHA DO ARTIGO “ÉTICA, MORAL, AXIOLOGIA E VALORES: CONFUSÕES E AMBIGUIDADES EM TORNO DE UM CONCEITO COMUM”.

[pic 3]

Salvador

2017

PEDRO, Ana Paula. Ética, moral, axiologia e valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum. Portugal, 2013.

O trabalho da autora baseia-se em análise da conjuntura acerca de ética, moral e valores, bem como a complementariedade entre elas, introduzindo sobre a origem da palavra e seus diversos significados visando a compreensão desses conceitos bem como a subjetividade dos mesmos diante uma sociedade e o contexto em que um individuo está inserido.

Ao se falar de ética e moral muitas vezes julga-se como se essas fossem a mesma coisa e permeassem pelos mesmos princípios e valores, mas quando se fala de ética, refere-se à soma de valores normas, princípios de comportamento e determinados costumes de uma parte da sociedade. A ética tem como objeto de analise crítica os princípios que regem essas normas. A autora afirma que “a ética é essencialmente especulativa, não se devendo dela exigir um receituário quanto a formas de viver com sucesso, dado que se preocupa, sobretudo, com a fundamentação da moral”.

A moral é essencialmente eminentemente prática, ou seja, visa realização de normas válidas por cada componente de determinado grupo social. Observa-se diante do texto a existência de uma complementariedade entre ética e moral, devendo-se pelo fato de a ética ter como objeto de estudo a moral, sendo impossível existir ética sem moral e vice-versa. Contudo ambas são independentes de modo que a moral possui natureza mais prática e a ética possui um caráter reflexivo e interrogativo.

Dessa mesma forma os valores são antônimos de normas e regras, mas de certa forma também ocorre uma complementariedade entre elas para expressar-se e manifestar-se. Os valores permeiam conceitos como “certo” e “errado”, “bom” e “mau”, enquanto as normas e regras inferem algo “obrigatório” e que é “permitido”. A axiologia é a ciência que estuda os valores numa reflexão filosófica sobre eles, sua natureza, características, estrutura, conhecimento e teorias. Valor não denota apenas do significado de algo que vale ou de custo e que se possa trocar, usar ou vender, mas segundo a autora “é a qualidade abstrata preferencial atribuída pelo sujeito suscitada pelas características inerentes de determinado objeto que satisfazem as necessidades e interesses daquele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (93.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com