TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valor Etica E Moral

Pesquisas Acadêmicas: Valor Etica E Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 2

VALOR

Valores são os princípios, normas ou padrões sociais acolhidos e mantidos por um indivíduo, classe e sociedade. Valores são aqueles elementos conceituais subjetivos que conformam e guiam a conduta e os comportamentos explicitados. Fundados em crenças profundas vinda dos ancestrais, sem necessidade de justificativas lógicas e racionais que geralmente estão agregados aos valores formados por fatos e situações.

Conceitualmente o valor está vinculado à noção de preferência ou de seleção. Não devemos, porém, considerar que alguma coisa tem valor apenas porque foi escolhida ou é preferível, podendo ela ter sido escolhida ou preferida por algum motivo específico.

Valor como uma crença duradoura em um modelo específico de conduta ou estado de existência, que é pessoalmente ou socialmente adotado, e que está embasado em uma conduta preexistente.

Os valores podem expressar os sentimentos e o propósito de nossas vidas, tornando-se muitas vezes a base de nossas lutas e dos nossos compromissos.

Como exemplos de valores culturais, cite-se o fato de ser o dinheiro, para os americanos, o maior valor, que tem seu equivalente na cultura para os europeus, e na honra para os orientas. Exemplos de valores individuais são a escolha profissional, a opção pela autonomia ou pelo paternalismo, e, como exemplo de valores universais, registrem-se a religião, o crime, a proibição ao incesto etc.

ÉTICA

A ética é composta pelo conjunto de comportamentos e crenças e valores que fazem possível a convivência humana interpessoal e intergrupal.

Ética é o estudo da conduta humana pelo ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.

A ética está representada por um conjunto de normas que regulamentam o comportamento de um grupo particular de pessoas, como, por exemplo, advogados, médicos, psicólogos, etc. Pois é comum que esses grupos tenham o seu próprio código de ética, normatizando suas ações específicas. A ética é vinculado a uma percepção dos conflitos; autonomia e coerência.

MORAL

Moral é o conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada. A palavra moral vem do latim “mores” costumes, o conjunto das praticas consuetudinárias, aquelas consagradas pelo uso mais comum, geral e frequente, o relacionamento do ser consigo mesmo determinando atitudes e comportamentos exteriorizados, então em consonância com esta moral interna.

A moral é autônoma, sendo composta pela consciência do homem. Tambem unilateral que se refere apenas ao indivíduo. Incoercível: o dever moral não é exigível por ninguém, reduzindo-se a dever de consciência. A moralidade é um sistema de valores do qual resultam normas que são consideradas corretas por uma determinada sociedade.

A lei moral ou os seus códigos caracterizam-se por uma ou mais normas, que usualmente têm por finalidade ordenar um conjunto de direitos ou deveres do indivíduo e da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com