TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

0% Enviado / Abra Seu Presente

Pesquisas Acadêmicas: 0% Enviado / Abra Seu Presente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2014  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 2

Serialismo

O serialismo é um método de composição musical no qual se utiliza uma ou várias séries como forma de organizar o material musical.

A primeira forma de composição serial foi o dodecafonismo, sistematizado por Schoenberg no início da década de 1920. Nesse sistema, a série era uma seqüência de doze notas, usando o total cromático sem repetições.

Nos anos 1940, o francês Olivier Messiaen e o italiano Luigi Dallapiccola adotam a idéia, oriunda da matemática, da permutação, que faz parte da série dodecafônica, para determinar a seqüência ordenada de intensidade, duração e timbre dos sons. Essas séries servem de matriz para as composições. Daí nasce o serialismo integral, criado na "Escola Internacional de Verão" para a Música Nova de Darmstadt (Alemanha). Entre os compositores da escola, sobressaem-se o alemão Karlheinz Stockhausen, autor de "Kreuzspiel" e "Zeitmasse", e o francês Pierre Boulez, criador de O Martelo sem Mestre e Improvisação sobre Mallarmé.

Na década de 1950, Pierre Boulez passou a usar séries também de durações, intensidades e tipos de ataques.

Os dois tipos de serialismo distinguem-se pelo uso dos termos mais específicos: serialismo dodecafônico para o primeiro tipo, e serialismo integral para o segundo tipo. Por vezes também se usa simplesmente os termos dodecafonismo e serialismo - o que se presta a confusões por não se levar em conta que o dodecafonismo é também um serialismo.

A diferença entre os dois sistemas está em que o serialismo integral baseia-se numa série para ordenar todos os parâmetros do som em uma peça. Desse modo, duração, timbre, altura e intensidade são, todos eles, definidos a partir de uma série, que pode ser representada por seqüências numéricas. A idéia do serialismo integral foi aplicada posteriormente na música eletrônica.

Serialismo Integral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com