TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1-conceito De Dados E De Informação

Dissertações: 1-conceito De Dados E De Informação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

1-conceito de dados e de informação

Todo processo de um sistema de informação, tanto manual quanto informatizado, tem saídas e retorno ao usuário a respeito das condições e atividades a serem conhecidas e analisadas, a serem utilizadas para tomada de decisões.

Para entendermos como ela funciona, precisamos definir o que seja dado, informação e comunicação.

1ºdados: são os elementos que servem de base para a formação de juízos ou para a resolução de problemas.

2ºinformação: apresenta significado e intencionalidade, aspectos que a diferenciam do conceito de dados. Dá-se o nome de banco de dados ao meio através dos quais armazenam os dados posteriores.

3ºcomunicaçao: é o processo em transmitir dados ou informação a outra pessoa ou entidade. A comunicação é essencial à condições humanas desde as mais remotas eras e consiste numa interação que ocorre dois ou mais intervenientes, em termos de transmissão e recepção de informação.

2-Banco de dados em RH

Banco de dados é a base de todo o sistema de informação. Um banco de dados de recursos humanos pode ser classificado como um conjunto de arquivos armazenados, organizados e relacionados referente as pessoas internas e externas da organização. É comum existir vários bancos de dados relacionados entre si por meio de um software.

Algumas informações desejadas que devem conter em um banco de dados de recursos humanos são; cadastro de pessoal, cadastro de cargos,cadastro de seções,cadastro de remuneração, cadastro de benefícios, cadastro médico e dentre outros. A empresa possui um excelente banco de dados dos seus clientes (externos), onde constam todos os registros de compras e pagamentos destes, fazendo com que possa ser utilizado na detenção de informações valiosas.

Processamento de Dados.

Atividade que consiste em acúmulos agrupar e cruzar dados para estes outros dados e transformações em informações. Sua manutenção e atualização é responsabilidade de todos: RH gerencias e funcionários. O processamento de dados é feito nas seguintes formas: manual, semiautomática e automática.

3- Sistemas de informações gerenciais (SIG)

O sistema de informação e representado pelo conjunto de subsistemas. Esses subsistemas permitem caracterizar as informações básicas que serão necessárias o ponto de vista de suas funções e atividade independentemente da estrutura organizacional vigente e atual. As informações podem provir do ambiente interno e externo. O sistema de informações precisa levar em conta o conceito de ciclo operacional utilizado tradicionalmente em contabilidade. O conceito de ciclo operacional permite identificar um ponto inicial e um ponto final (ambos externos a organização).

A gradativa abertura dos sistemas de informação

Os antigos sistemas de informação constituíam verdadeiros sistemas fechados que abrangiam apenas os fluxos mais importantes. Os sistemas abertos estabelece um conjunto programado de regras de decisão para serem aplicados a um grande volume de tipos repetitivos de transações entre os participantes.

4- sistemas de informação de recursos humanos.

Sistemas de informação é um conjunto de elementos que associa as informações gerenciadas dentro de uma organização, que informa as tomadas de decisões necessárias.

Objetivo de um sistema de informações de recursos humanos.

O sistema de informações é, por definição, de um sistema por meio do qual os dados são obtido, processados e transformados em informações, de forma esquematizada e ordenada sobre a forma de relatórios, documentos, índices, listagens etc.

Planejamento de um sistema de informações RH.

O planejamento deum sistema de informações de RH é essencial em uma organização, é através deste planejamento que a organização alcançara as metas pois é a base do processo decisório da organização.

5- Principais aplicações do sistema de informações de RH.

Jornada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com