TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Amostragem, Dados Primarios E Secundarios

Exames: Conceito De Amostragem, Dados Primarios E Secundarios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  1.860 Palavras (8 Páginas)  •  1.213 Visualizações

Página 1 de 8

1 Introdução

A estatística revolucionou a ciência através do fornecimento de modelos úteis que sofisticaram o processo de pesquisa na direção de melhores parâmetros de investigação de dados.

A estatística na atualidade tem contribuído de forma significativa para o processo de tomada de decisão, pois grande parte do que se faz é baseado em métodos quantitativos, sendo a estatística uma dessas áreas. Na era da informação e do conhecimento, a estatística utiliza a matemática para dar apoio aos profissionais de diversas áreas. O grande volume de informações produzido pelo mundo moderno precisa ser analisado de forma organizada. Esse suporte pode ser por meio da estatística. Assim, todas as áreas do conhecimento humano a requerem como técnica de análise de dados.

Desta forma, a estatística consiste no planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados de pesquisas envolvendo censos ou levantamentos por amostragem.

Este trabalho tem por objetivo relatar alguns pontos da estatística, onde pode ser aplicado no futuro da formação de um engenheiro civil.

2 Desenvolvimento

2.1 História da estatística

O termo estatística, surgiu da expressão em latim statisticum collegium , que seginificava palestra sobre os assuntos do Estado, de onde surgiu a palavra em língua italiana statista, que significa "homem de estado" ou tambem político, e tambem a palavra alemã Statistik, designando a análise de dados sobre o Estado. A palavra foi proposta pela primeira vez no século XVII, em latim, por Schmeitzel na Universidade de Jena e adotada pelo acadêmico alemão Godofredo Achenwall.

A palavra estatistica apareceu como vocabulário na Enciclopédia Britânica em 1797, e adquiriu um significado de coleta e classificação de dados, no início do século XIX.

No início a estatística tinha como função o registro de dados (nº de habitantes da população, nº de casamentos, entre outros) e a elaboração de tabelas e gráficos para descrever resumidamente um determinado país em números. Passado muito tempo a estatística evoluiu, tornando-se uma ampla e complexa ciência, tirando conclusões sobre o conjunto todo a partir de amostras representativas.

Uma definição de estatística é a de ser um conjunto de métodos especialmente apropriados à coleta, à apresentação (organização, resumo e descrição), à análise e à interpretação de dados de observação, tendo como objetivo a compreensão de uma realidade específica para a tomada da decisão.

Mais precisamente a estatística se preocupa com:

-A coleta, a organização, a sintetização e a apresentação de dados;

-A medição da variação nos dados e levantamento de dados;

-A estimativa dos parâmetros da população e a determinação da precisão das estimativas;

-A aplicação dos testes de hipótese em relação aos parâmetros;

-A análise da relação entre duas ou mais variáveis.

2.2 Conceito estatístico população

População é qualquer conjunto, não necessariamente de pessoas, que constituem todo o universo de informações de que se necessita. Por exemplo, se em uma empresa o diretor gostaria de saber se os funcionários estão satisfeitos com os benefícios oferecidos. Outro exemplo de população é o caso de um biólogo que necessita estudar uma espécie de formigas de uma determinada região. Assim a população corresponde a todas as formigas dessa espécie que vivem nessa região. Note que o conceito de população depende do objetivo do estudo.

2.3 Conceito estatístico amostra

Amostra é o conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, chamado População. É um conjunto constituído de indivíduos (famílias ou outras organizações), acontecimentos ou outros objetos de estudo que o investigador pretende descrever ou para os quais pretende generalizar as suas conclusões ou resultados.

Principais razões para se trabalhar com uma amostra:

- A população é infinita, ou considerada como tal, não podendo ser analisada na íntegra;

- Alto custo do processo de recolha e tratamento das informações coletadas, como resultado da grande dimensão da população ou da complexidade do processo de caracterização de todos os elementos da população;

- Tempo excessivo do processo de recolha e tratamento dos dados, conduzindo à obtenção de informação desatualizada;

- As populações são dinâmicas, de onde resulta que os elementos ou objetos da população estão em constante renovação, de onde resulta a impossibilidade de analisar todos os elementos desta população;

- Recolha de informação através de processos destrutivos (que, se aplicada exaustivamente, conduziria à completa destruição da população);

- Inacessibilidade a alguns elementos da população, por diversas causas.

Se a constituição da amostra obedecer a determinadas condições, a análise das características da amostra pode servir para se fazerem inferências sobre a população.

Para fazer um levantamento amostral, é necessário:

- Explicitar os objetivos com bastante firmeza, a fim de evitar dúvidas posteriores;

- Definir a população a ser amostrada;

- Escolher as variáveis a serem observadas;

- Especificar o grau de precisão desejado, pois os levantamentos são sujeitos a incerteza, devido a erros de medida ou devido ao fato de apenas uma parte da população ser examinada;

- Escolher os instrumentos de medida e a forma de abordagem;

- Escolher a unidade amostral, que é definida como a menor parte distinta e identificável da população, para fins de enumeração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com