TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos E Dados

Monografias: Conceitos E Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

Informações, dados e conceitos sobre Controle da

Produção.

Consideramos como um elemento decisivo o planejamento e controle da produção dentro das estratégias empresariais, para poder enfrentar crescentes exigências dos consumidores por melhor qualidade.

O planejamento da produção é um conjunto de ações inter-relacionadas que objetiva direcionar o processo produtivo da empresa e coordená-lo com os objetivos do cliente; com essa afirmação podemos dizer que o planejamento está envolto por duas etapas importantes dentro do processo que são: a programação e o controle da produção. O PCP é um sistema de transformações e informes entre marketing, engenharia, fabricação e materiais, no qual são manuseadas as informações a respeito de vendas, linhas de produto, capacidade produtiva, potencial humano, estoques existentes e previsões para atender às necessidades de vendas. Sua tarefa é transformar todos os planos em ordens viáveis de fabricação.

Planejar a produção ou estabelecer uma agenda de produção é tarefa que requer a consideração de uma multiplicidade de fatores que influem na decisão sobre o que, quanto e quando produzir. Supondo que estejam disponíveis todas as informações no Planejamento, para elaborar a programação da produção necessitaremos considerar os seguintes fatores:

Fatores Externos

. Demanda de mercado;

. Datas de entrega estabelecidas;

. Estoque em poder de intermediários;

. Tempo necessário para obtenção de matéria-prima.

Fatores Internos

. Estoque de produtos acabados;

. Equipamento disponível;

. Pessoal disponível;

. Materiais e ferramentas disponíveis;

. Lotes econômicos de produção;

. Regime de trabalho;

. Tempo necessário para a execução das operações;

. Possibilidade de rejeições.

O objetivo do Planejamento Agregado é determinar os níveis dos recursos necessários para produzir a demanda esperada.

É determinado os níveis mensais de:

mão-de-obra

produção

estoque

Previsão de Demanda

As análises das futuras condições de mercado e previsão da demanda futura, são da maior importância para a elaboração do Planejamento de Longo Prazo. Mesmo em indústrias que fabricam produtos sob encomenda, onde não se faz nenhum estudo formal de previsão de demanda, a alta direção pode fazer conjecturas sobre o estado da economia e o seu impacto nos negócios futuros da empresa.

As empresas vêm presenciando, nos últimos anos, um aumento crescente no grau de exigências do mercado consumidor e também no nível de competitividade dos comércios interna e externo. Em busca desse objetivo, vive-se então, no momento, um processo de redescoberta da manufatura, como meio de se obter a vantagem competitiva pretendida em relação aos concorrentes Busca-se encontrar sistemas e filosofias de manufatura que sejam adequados a esta nova realidade e garantam uma vantagem competitiva para as organizações. Uma maneira de se investigar de que forma estes novos sistemas de produção são aplicados e quais são suas principais características, é estudá-los através das atividades de planejamento e controle da produção - PCP.

Passo 3 (Equipe)

Entendimento do grupo sobre dados e conceitos no Controle da

Produção.

Entendemos que, quem não planeja, programa e controla o que produz, provavelmente terá dificuldades em alcançar os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige, logo está fadado ao desaparecimento.

Para que isto não ocorra, o empresário deve buscar gerenciar sua empresa de maneira mais objetiva, dinâmica e eficaz.

Portanto é necessário decidir uma forma de garantir que a sua empresa atinja o objetivo de produzir com qualidade e produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com