TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2. Quais Os Três Macroconjuntos De Informações? Explicá-los.

Monografias: 2. Quais Os Três Macroconjuntos De Informações? Explicá-los.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  3.099 Palavras (13 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 13

NTRODUÇÃO

Tivemos um modo amplo de conhecimento das metodologias de diferimento tributário, consolidação das demonstrações contábeis. Com exemplos práticos este material abordou as alterações da legislação societária, sendo a mais recente a Lei nº 11.941/2009, abordamos também a reformulação do Balanço Patrimonial e diversos preceitos da Lei nº 6.404/76 e outras legislações societárias e fiscais vigentes, segundo as orientações emanadas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC e pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

Enfim, o estudo desta ATPS foi de nos favorecer à aprendizagem de modo claro e objetivo com responsabilidade pelo aprendizado eficiente e eficaz.

ETAPA 1

PASSO 1

I-Aplicação de Recursos em Títulos e Valores Mobiliários e Outros. Ler atentamente o tema.

PASSO 2

Responder as questões apresentadas a seguir, com base na pesquisa realizada no Passo 1 desta Etapa, justificando as respostas do grupo.

1- O que são títulos de créditos? E qual a classificação contábil?

Resp.: São papéis emitidos por entidades financeiras (letras de câmbio, Certificado de Depósitos Bancários etc.) ou por entidades não financeiras (debêntures) com o objetivo de captação de recursos no mercado financeiro. Esses papéis têm prazo de vencimento e rendem juros pré ou pós-fixados.

Qual a classificação contábil?

A classificação desses investimentos temporários deverá ser feita em função do tipo de investimento, do prazo de resgate e considerando, ainda, a própria intenção da empresa quanto o tempo em que pretende resgatar os títulos e o seu grau de liquidez.

Ex: Classifica-se pelo grau de liquidez e a rentabilidade de cada investimento,

1º - a disponibilidade de negociar,

2 º-disponibilidade para venda

3 º-Instrumento como caução mantido ate o vencimento.

As aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no razoável em longo prazo 6.404/76.

2- O que são valores mobiliários? E qual a classificação contábil?

Resp.: São papéis emitido por entidade financeira ou não, representativos de frações de um patrimônio (ações ou quotas) ou de direitos sobre a participação num patrimônio (bônus de subscrição ou partes beneficiárias).

Qual a classificação contábil?

Resp.: A classificação contábil destina-se ao grau de negociação:

• Destinados à negociação títulos e valores mobiliários adquiridos com o propósito de serem negociados;

• Disponíveis para venda de títulos e valores mobiliários que não se enquadram para negociação nem como mantidos ate o vencimento;

• Mantidos até o vencimento títulos e valores mobiliários para os quais haja intenção ou obrigatoriedade e capacidade financeira para sua manutenção em carteira até o vencimento. Texto legal (Lei nº 6.404/76). É classificado como Ativo Não Circulante.

3- O que são aplicação financeira? E qual o lançamento contábil?

Resp.: Aplicação financeira é aplicação de recurso em papéis de natureza monetária representados por direitos ou títulos de crédito, com prazo de vencimento e taxa de rendimentos pré ou pós-fixados. O rendimento dessas aplicações está diretamente relacionado ás taxas contratadas.

Exemplos:

 Depósitos a prazo fixo;

 Certificado de depósito bancário;

 Caderneta de poupança;

 Debêntures conversíveis ou não em ações.

Qual a classificação contábil?

Resp.: A classificação contábil a empresa deve registrar os instrumentos financeiros decorrentes da aquisição de ações de outras empresas com base no valor efetivamente desembolsado,ou seja, pelo custo de aquisição. Predicamentos, esses instrumentos financeiros deverão ser ajustados ao valor justo e a contrapartida do ajuste será apropriada no Resultado do Exercício ou no Patrimônio Liquido de acordo com a classificação de tais instrumentos.

4- O que são os investimentos?

Resp.: Aplicação de recurso em bens de natureza não monetária representados por valores mobiliários sem prazo de vencimento ou taxa de rendimento predeterminado. O rendimento desses investimentos está diretamente relacionado ás oscilações de cotação de preços de compra e de venda.

Exemplos:

 Ações adquiridas ou cotadas em bolsas de valores;

 Investimentos em ouro;

 Fundo de ações.

Qual sua classificação contábil?

Resp.: Os critérios de avaliação desses ativos estão regulados pelo art.183 Lei 6.404/76.

Onde são classificados contabilmente no Ativo Não Circulante as participações permanentes em outras empresas ao uso nas atividades operacionais.

ETAPA 2

Incorporação de Sociedades

Incorporação é o ato em que uma empresa absorve o patrimônio de outra, que juridicamente se extingue, ou seja, o balanço patrimonial da incorporada é absorvido com a incorporação dos bens e direitos dos direitos dos ativos e das obrigações do passivo que somam ao balanço patrimonial da incorporadora que os assumem.

Incorporação também pode ser definida como a aquisição de uma ou mais sociedades empresas para outra em que a comprada não perde a sua identidade e as que foram adquiridas deixam de existir.

Pelo artigo nº 1077 na sociedade limitada o sócio dissidente da decisão de incorporação ou fusão tem o direito de retirar-se da sociedade nos 30 dias subsequentes a reunião dos sócios.

Cisão de Sociedades

A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com