TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

3 Dos Autores Pilares Da Administração E Suas Teorias:

Ensaios: 3 Dos Autores Pilares Da Administração E Suas Teorias:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 5

3 dos autores pilares da administração e suas teorias:

Idalberto Chiavenato:

A palavra Administração vem do latim, ad – que significa direção,

tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou

seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a

outro.

Administração é a aplicação de técnicas com o intuito de estabelecer metas e operacionalizar o seu alcance pelos colaboradores participantes das organizações a fim de que se obtenha resultados que satisfaçam as necessidades de seus clientes assim como às suas próprias.

Marco Aurélio Valério Maximiano Hercúleo Augusto:

Segundo Maximiano, administrar é um trabalho em que as

pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros

(organizações) com a finalidade de alcançar as metas traçadas. Dessas

metas fazem parte as decisões que formam a base do ato de administrar e

que são as mais necessárias. O planejamento, a organização, a liderança, a

execução e o controle são considerados decisões e/ou funções, sem as

quais o ato de administrar estaria incompleto.

Jules Henri Fayol:

Para Fayol, a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos que sempre exigem algum grau de planejamento e organização comando, coordenação e controle.

CAPITULO 6

PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO.

NOSCE TE IPSUM – COMPREENDENDO O INDIVIDUOS E SEU COMPORTAMENTO

Compreendendo o individuo e seu comportamento procura, inicialmente, dar uma visão ampla do comportamento individual, apoiada na abordagem sistêmica, para depois explorar quatro tópicos julgados relevantes na influenciarão ou condicionamento do comportamento dos indivíduos, a saber:

• Personalidade;

• Percepção e concepção humanas;

• Motivação nas organizações;

• Stress e seu controle.

Os quatros tópicos estão intimamente relacionados. Cada um deles contribui para nossa compreensão da área do comportamento geral, e para a do comportamento do individuo, nas organizações, em particular.

COMPORTAMENTO: UMA VISÃO GLOBAL

• O homem com um ser transacional, isto é, que não só recebe inputs do ambiente e reagem aos mesmos, mas também adota uma postura proativa, antecipando-se e muita vez ate provocando mudanças que ocorrem neste mesmo ambiente.

• O homem com um comportamento dirigido para um objetivo, oque significa que o homem e capaz de ter objetivos ou aspirações e de grandes doses de esforços no sentido de alcança-los.

• O terceiro aspecto da estratégia, segundo autores, esta voltada para o conteúdo mental do homem e a forma como tal conteúdo e adquirido.

As estratégias de sistema assim aberto vê o homem dirigido para os objetivos independente do meio físico e social, e ativamente envolvido em transações com este ambiente na medida em que ele persegue os seus objetivos. Isso exige não só que o homem desenvolva capacidades mentais de procedimentos – de pensar, decidir, etc.

Não só a cultura e a estrutura social atuam sobre o individuo, mas também seu próprio desenvolvimento, aprendizado e maturação acarretam cerca de distinção e singularidade que lhe conferem uma identidade peculiar.

CAPITULO 11

FORMAÇÃO DOS GRUPOS.

E possível que um grupo, formado em um mero agregado de pessoas, venha a se transformar em um grupo psicológico ou equipe, em virtude de um evento externo significativo: um incêndio, uma inundação ou algo de muito impacto, como o furacão Katrina que causou enorme destruição no sul dos Estados Unidos, especialmente na cidade de Nova Orleans. O perigo iminente faz que existam interações interpessoais que de outra forma provavelmente não ocorreriam e provoca também o surgimento de lideranças não esperadas. O problema comum, a ameaça a sobrevivências de todos tornam-se o fator agregador.

QUAIS AS VENTAGENS DE TRABALHAR EM GRUPO

Na medida em que as organizações apresentam tamanho e complexidade crescentes, surge a necessidade de integrar o trabalho de diferentes indivíduos no grupo, e os vários grupos, por sua vez, na organização. Mohrman propõe uma lista de vantagens das operações realizadas em grupo:

• Permite que as organizações desenvolvam e entreguem produtos e serviços com maior rapidez e com menor custo, ao mesmo tempo em, que mantem qualidade.

• Permite que as organizações aprendam e retenham o conhecimento de uma forma mais eficaz.

• O tempo de produção pode ser reduzido, caso o trabalho gerado simultaneamente pelos indivíduos possa ser produzidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com