TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTORES E SUAS PRINCIPAIS TEORIAS

Exames: AUTORES E SUAS PRINCIPAIS TEORIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 5

Adam Smith

 Cronologia

Adam Smith nasceu em Kirkcaldy, 5 de Junho de 1723 e morreu em Edimburgo, 17 de Julho de 1790. Foi um filósofo e economista escocês. Teve como cenário para a sua vida o atribulado século das Luzes, o século XVIII.

 Teoria

Sua principal teoria baseava-se na principal ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado.

 A teoria aplica-se hoje em dia? Por quê?

Sim, porque a livre concorrência entre os empresários irá regular o mercado, provocando a queda de preços e as invenções tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção.

Thomas Robert Malthus

 Cronologia

Thomas Robert Malthus (Rookery, perto de Guildford, 14 de fevereiro de 1766 — Bath, 23 de dezembro de 1834) foi um economista britânico. É considerado o pai da demografia por sua teoria para o controle do aumento populacional, conhecida como malthusianismo

 Teoria

Teoria Populacional Malthusiana

 A teoria aplica-se hoje em dia? Por quê?

Sim, porque de acordo com sua teoria a população mundial cresce em progressão geométrica (pg), enquanto a produção de alimentos em progressão aritmética (pa). Estes cálculos eram feitos utilizando a Lei de Malthus, conjunto de fórmulas matemáticas que tinha como objetivo projetar o crescimento populacional no curto e médio prazo. A teoria malthusiana explicava a existência da fome, pobresa e miséria no mundo. Apontava como uma das principais soluções o controle de natalidade.

François Quesnay

 Cronologia

Economista francês, nasceu em 4 de Julho de 1694, na cidade de Méré. Faleceu em 16 de Dezembro de 1774. François Quesnay foi um dos grandes representantes da fisiocracia, doutrina que defende a agricultura como a verdadeira fonte de riqueza de um país, viveu a época da unificação de regiões francesas que formaram o Estado da França.

 Teoria

Teoria do Capital

 A teoria aplica-se hoje em dia? Por quê?

Sim, porque os empresários agrícolas só podem iniciar seu trabalho devidamente equipados, ou seja, se dispuserem de um capital no sentido de riqueza acumulada antes de iniciar a produção. Na realidade, a agricultura é uma importante fonte de riqueza, Quesnay não se apercebeu que em breve seria acima de tudo a indústria que produziria a maior parte das riquezas, e tornaria ricos os países em que a indústria é mais desenvolvida, fazendo com que as vendas de produtos manufaturados para o exterior tornar-se-ia uma grande fonte de riqueza.

David Ricardo

 Cronologia

David Ricardo nasceu em Londres, 18 de Abril de 1772 e falesceu em Gatcombe Park, 11 de Setembro de 1823. É considerado um dos principais economistas do mundo.

 Teorias

Teoria do valor-trabalho

Teoria da distribuição (as relações entre o lucro e os salários)

Teoria das vantagens comparativas

Teoria do comércio internacional

 A teoria aplica-se hoje em dia? Por quê?

Teoria do valor – trabalho:

Sim, porque o valor econômico de uma mercadoria é determinado pela quantidade de trabalho que, em média, é necessário para produzi-la, incluindo aí todo o trabalho anterior (para produzir suas as matérias primas, máquinas, etc.).

Por esta teoria o preço de uma mercadoria reproduz a quantidade de tempo de trabalho nela colocado, sendo o trabalho o único elemento que realmente gera valor. A teoria do valor-trabalho parte da ideia de que a atividade econômica é essencialmente coletiva. Ou seja, ela não interessa no estudo da ciência econômica, enquanto atividade individual. É claro que os indivíduos, vez por outra, fazem coisas para si próprias, isoladamente.

Teoria da distribuição:

Sim, porque a aplicação conjunta de trabalho, maquinaria e capital no processo produtivo gera um produto, o qual se divide entre as três classes da sociedade: proprietários de terra (sob a forma de renda da terra), trabalhadores assalariados (sob a forma de salários) e os arrendatários capitalistas (sob a forma de lucros do capital). O papel da ciência econômica é, então, o de determinar as leis naturais que orientam essa distribuição, como modo de análise das perspectivas atuais da situação econômica, sem perder a preocupação com o crescimento em longo prazo.

Teoria da vantagem comparativa:

Sim, por que o comércio entre dois países, regiões ou pessoas pode ser benéfico, mesmo quando um deles é mais produtivo na fabricação de todos os bens. O que importa aqui não é o custo absoluto de produção, mas a razão de produtividade que cada país possui.

Teoria do comércio internacional:

Sim, porque é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com