TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

4F - CONFLITO DE GERAÇÕES

Casos: 4F - CONFLITO DE GERAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

4F – CONFLITO DE GERAÇÕES

Atualmente, no mundo corporativo, quatro diferentes gerações precisam conviver juntas, o que, naturalmente, gera conflitos, muitas vezes, de proporções gigantescas. Esse relatório visa esclarecer como cada uma dessas gerações pensa, trabalha e lida no cotidiano corporativo. Veteranos (nascidos antes de 1946), Baby Boomers (1946-1964), Geração X (1965 – 1979) e Geração Y (1980-2000) atuam juntos num mesmo ambiente e precisam se comunicar da melhor forma possível? Como? Abaixo uma descrição mais detalhada de cada uma das gerações:

Veteranos: Alguns chamam de tradicionais, outros de veteranos e é composta por pessoas que nasceram no período das grandes crises econômicas. Eles cresceram em um ambiente de duas guerras mundiais e uma crise no sistema econômico em 1929. Essa geração precisou reconstruir o mundo para que seus filhos pudessem viver nele. Eles são organizados, dedicados e práticos. Preferem a estabilidade, por isso pessoas dessa geração passam muito tempo na mesma empresa. Muitos desses já se aposentaram, alguns na empresa em que começaram. Os que não se aposentaram ainda, certamente estão em cargos de chefia ou de sociedade, tamanha a confiança devotada à empresa. Há ainda aqueles que nunca foram promovidos, ou então, foram promovidos a cargos significativamente baixos. Essa geração é a geração dos sacrifícios. Gostam de hierarquias rígidas e de padrões a serem seguidos. Eles tiveram que aprender todo um sistema novo de automação vindo da II Revolução Industrial e das necessidades das guerras. Ainda tiveram que se adaptar às tecnologias futuras, tendo que aprender a lidar com computadores, celulares, etc. Qual seu impacto atualmente? Eles acumularam sabedoria e experiência ao longo dos anos, sem abrir mão da moral e dos costumes que aprenderam na juventude, quando ainda estavam aprendendo sobre a vida.

Baby Boomers: Com o fim da Segunda Guerra os soldados sobreviventes voltaram vitoriosos aos Estados Unidos e cheios de esperança para formar ou continuar sua família. Com isso, os americanos começaram a ter muitos filhos. Nesse período ocorreu o maior crescimento demográfico nos Estados Unidos. Esses inúmeros filhos ficaram conhecidos como “Baby Bboomers”. Eles mudaram a cara, a história e a cultura organizacional das empresas. Liberdade de expressão, liberdade sexual, letras de música mais agressivas, abertura e anistia política. Os babyboomers foram a primeira geração a crescer com um novo formato de difusão de informação – a televisão. Eles foram chamados de "Geração Eu" porque foi a primeira geração a fazer um intervalo entre a infância e a idade adulta, e a explorar o fato de ser jovem. Eles se casaram e tiveram filhos mais tarde, e gastaram bastante com si mesmos. De modo controverso, eles também são uma das gerações mais ativas e menos egoístas de todos os tempos. Sua luta contínua contra a injustiça criou o movimento das mulheres, o movimento pelos direitos civis, os protestos contra a Guerra do Vietnã e muito mais. Hoje, os Baby Boomers que estão presentes nas organizações estão chegando na casa dos 60 anos. Eles pensam bastante na família, gostam de trabalhar em equipe e querem tudo em nome do bem comum. Geralmente ocupam os cargos de chefia, depois do longo tempo que trabalharam na mesma empresa. São mais tranquilos e racionais, mas, por terem tido uma grande afirmação ideológica no passado, são pouco receptivos à mudanças, sobretudo quando essas mudanças vem de gerações posteriores.

Geração X: Enquanto a Geração Baby Boomer se apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com