TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

67% Enviado / Ativar Super Poderes

Dissertações: 67% Enviado / Ativar Super Poderes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Avaliativa Questionário – Gestão e Pesquisa Educacional

Questões Dissertativas

1) A pesquisa é fundamentada e construída metodologicamente com o objetivo de resolver ou esclarecer um problema. Este, por sua vez, configura-se no ponto de partida de qualquer trabalho de pesquisa. E para chegar à definição dos objetivos é primordial que o pesquisador já tenha uma noção do que planeja fazer. Há uma relação lógica no processo de pesquisa. Apresente os principais passos para a realização de uma pesquisa: (0,5)

Resposta:

1) A escolha do tema;

2) Definição do problema;

3) Formulação da hipóteses;

4) Apresentação dos objetivos geral e específicos;

5) Escolha dos procedimentos de coleta de dados;

6) Previsão de recursos;

7) Produção escrita do projeto científico;

8) Elaboração do artigo científico.

2) Um dos principais fatores para a realização de uma pesquisa é partir de um problema, ou seja, para que o pesquisador desenhe o caminho que quer percorrer e defina os objetivos que pretende alcançar é preciso ter bem claro o que deseja solucionar. É isso que leva ao raciocínio e gera a pesquisa propriamente dita. Uma vez definido o problema deve-se partir para a definição dos objetivos. Defina Objetivo Geral e Objetivos específicos: (0,5)

Objetivo Geral: é uma meta em que o pesquisador pretende alcançar definir uma meta para o trabalho como um todo.

Objetivo específico: são as particularidades que precisam ser atendidas, ou seja, estão voltadas ao atendimento de questões mais particulares da pesquisa.

3) De forma geral, pesquisa é o que as pessoas fazem quando decidem estudar algum objeto, a fim de alcançar alguma meta, ou seja, chegar à resposta de alguma inquietação. Depois de esclarecidos alguns pontos importantes sobre a organização da pesquisa, convém lembrar que é primordial uma boa revisão da literatura.

Como elaborar uma boa revisão de literatura? (0,5)

Resposta:

Reunindo todos os textos sobre o tema abordado e fazendo a seleção dos que forem pertinentes para a pesquisa procurando formar uma base teórica consistente para que a pesquisa tenha mais credibilidade.

4) Uma pesquisa bibliográfica é aquela em que não há coleta de dados em campo, uma vez que se limita ao exame da literatura científica, a fim de levantar e analisar o que já se produziu sobre determinado tema. Explique por que é necessário apresentar uma base teórica fundamentada em trabalhos já publicados. (0,5)

Resposta:

A pesquisa bibliográfica tem a finalidade de acatar minuciosamente informações para o foco para explicar um problema através de um referencial teórico que são encontrados em: livros, monografias, periódicos e outros, pois todo trabalho deve ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com