TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

8 P's Do Marketing Digital

Ensaios: 8 P's Do Marketing Digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 6

8Ps do Marketing Digital

O termo marketing digital foi criado há alguns anos para designar uma nova forma de se relacionar e se comunicar com clientes e consumidores no crescente mercado da internet. Porém, com a evolução da web, essa atividade vem se tornando cada vez mais complexa.

Para se caminhar no universo do marketing digital é preciso uma metodologia que ajude a planejar e alinhar as estratégias, que ajude a organizar as ações, ensine a dirigir as técnicas, coloque em prática às dicas aprendidas e controle os processos. Tudo isso para ser mais efetivona construção estratégica dentro deste ambiente digital que é o ambiente da internet.

A metodologia dos 8Ps domarketing digital foi desenvolvida pelo escritor, palestrante e consultor Conrado Adolpho, que é a maior certificação de marketing digital do país. A metodologia dos 8Ps do marketing digital é a metodologia mais usado no Brasil e já tem reconhecimento internacional. Ela tem se provado altamente eficaz ao longo dos anos.

O método 8Ps contempla uma série de passos que as empresas devem seguir para que tenham sucesso em sua estratégia de marketing digital e para que saibam o que devem fazer a cada etapa. O modelo 8Ps baseia-se em explorar de forma sinérgica as melhores ferramentas que a internet oferece hoje para o mercado com o objetivo de estruturar sistematicamente o que atualmente é feito de forma empírica e amadora pela maior parte das empresas.

• 1°P: Pesquisa - Determinar para onde direcionar os esforços com base no entendimento do comportamento online dos consumidores.

Ele é muito importante, pois a partir dele é que se deve traçar todo o planejamento de marketing digital. A grande diferença do ambiente digital (internet) para os outros ambientes é que no ambiente digital tudo pode ser medido.

Entender como o consumidor age no mundo online define as estratégias que a empresa irá traçar no mundo off-line, pois as ações do consumidor no ambiente digital refletem suas ações fora dele.

É importante lembrar que o público-alvo não são todos os usuários de internet. Quanto melhor entender o público-alvo, melhor vai atingi-lo com uma comunicação correta e consequentemente venderá mais. Isso exige que se pesquisem os usuários da internet, escolha o segmento mais adequado e que se personalizem soluções e comunicação especificamente para ele.

• 2° P: Planejamento - Elaborar o planejamento de marketing digital para definir como o site da empresa se transformará em uma plataforma de negócios.

O planejamento de marketing digital é um documento de algumas dezenas ou centenas de páginas dependendo do tamanho do projeto, que contêm a explicação minuciosa do que será feito em cada um dos outros Ps.

O ponto principal é a definição da missão crítica do site, ou seja, sua meta. Por exemplo, venda de um produto, captação de e-mails, assinatura de um livro de visitas, contratação de um serviço. O site tem que ter uma meta etodo o planejamento girará em torno de alcançar suamissão crítica.

Para ter sucesso no planejamento e no negócio, primeiro é preciso organizar o processo de obtenção de dados fazendo as perguntas certas. É preciso entender que é o cliente o motivo da empresa existir e não o produto.

• 3° P: Produção - Executar o planejamento elaborado no 2ºP com foco na estrutura do site e em suas funcionalidades.

A produção é a parte onde o planejamento começa a ser colocado em prática.O 3ºP é a execução propriamente dita e aquele que planejou precisa controlar o projeto.

Existem algumas coisas que precisão ser tratadas com atenção na parte da produção da plataforma de negócios (site). São foco, forma e conteúdo. Um negócio de sucesso prima pelo conteúdo, mas também pela forma desenvolvidos a partir do foco definido no planejamento de marketing digital (2ºP).

Um site deve ser tratado como uma das mais importantes ferramentas de comunicação da empresa. É necessário que tenha um espaço de comunicação direta com o seu consumidor.

4° P: Publicação - Escolher os conteúdos otimizados e persuasivos a serem publicados no site.

Conteúdo é a alma do site e o que faz com que ele gere tráfego e conversão.As diretrizes para o conteúdo são determinadas no 2ºP e iniciadas a partir do 3ºP.

O conteúdo é aquele que irá construir a relevância doprojeto de marketing digital.O ideal é gerar tráfego para iniciar um relacionamento que fará vendas repetidas ao longo de todo o ciclo de vida do relacionamento com o cliente.

A disponibilização de conteúdo é a mais efetiva forma de criar relacionamento. Esse conteúdo não deve ser qualquer conteúdo, ele necessita ser um conteúdo relevante para o consumidor e consequentemente conquista-lo.

• 5° P: Promoção - Produzir conteúdos relevantes e com viés viral para utilizar o grau de atividade do consumidor para gerar a sua propagação de forma natural.

Assim que se inicia a publicação (4°P) é necessário iniciar ações promocionais com um viés viral.Investir em internet e marketing digital ainda é muito mais barato do que em quase todos os outros veículos de mídia e traz resultados tangíveis e mensuráveis, de modo que haja um aumento da lucratividade da empresa de maneira significativa.

É fundamental utilizar a força de comunicação do consumidor para divulgar sua marca.Apoiar-se no grau de atividade do consumidor é a estratégia principal. A questão, porém, é que para se apoiar nessa atividade, você precisa chegar aos primeiros consumidores.

Um dos objetivos do 5ºP é comunicar sua marca para os “alfas”. A comunicação tem que ser feita com o objetivo de ser relevante para os consumidores, de modo que gere uma propagação natural de consumidor a consumidor.

Alguns Tipos de Promoções que podem ser executadas:

• Campanha de links patrocinados no google;

• Campanha de links patrocinados no Facebook;

• Campanhas em redes sociais;

• Campanhas integradas online + off-line;

• Programas de filiação;

• Campanhas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com