TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação desta disciplina no currículo escolar

Relatório de pesquisa: A importância da filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação desta disciplina no currículo escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PEDAGOGIA

ANDRELINA DE ALMEIDA SANTOS – RA: 7941710049

FABIANA CHAGAS – RA: 7706668073

LUCIANA FERREIRA ROCHA – RA: 446846

LUMA A. S. STELMASÇUK – RA: 445405

TATIANA LUCAS SARMENTO COSTA – RA: 446072

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

VITÓRIA-ES

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PEDAGOGIA

ANDRELINA DE ALMEIDA SANTOS – RA : 7941710049

FABIANA CHAGAS – RA: 7706668073

LUCIANA FERREIRA ROCHA – RA: 446846

LUMA A. S. STELMASÇUK – RA: 445405

TATIANA LUCAS SARMENTO COSTA – RA: 446072

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera -UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota para a disciplina de Filosofia da Educação.

Orientador: Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes.

VITÓRIA-ES

2013

ANDRELINA DE ALMEIDA SANTOS – RA : 7941710049

FABIANA CHAGAS – RA: 7706668073

LUCIANA FERREIRA ROCHA – RA: 446846

LUMA A. S. STELMASÇUK – RA: 445405

TATIANA LUCAS SARMENTO COSTA – RA: 446072

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera - UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota para a disciplina de Psicologia da Educação.

Aprovada em __ de _______ de 2013

COMISSÃO EXAMINADORA

_____________________________________

Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes Orientadora

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................05

2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................06

3 CONCLUSÃO....................................................................................................11

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS...............................................................12

INTRODUÇÃO

Tem a abordagem da educação como prática fundamental da existência histórico-cultural dos homens. Idéias pedagógicas e seus principais representantes envolvendo a educação desde a antiguidade, idade média, moderna e contemporânea. Globalização e educação: crise dos paradigmas e a formação do educador no contexto da contemporaneidade.

DESENVOLVIMENTO

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA A COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO EM QUE SE VIVE E AS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA NO CURRÍCULO ESCOLAR

A importância da filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação desta disciplina no currículo escolar. 

A busca do conhecimento, do questionamento, do pensamento; A procura por respostas as mais diversas perguntas é o que nos leva a pensar e raciocinar. Isso possibilita o homem a tornar a convivência em comunidade amigável - racional. O conjunto desses atos é o que podemos chamar de filosofia. 

A Filosofia, como matéria escolar é de suma importância para o bom entendimento da sociedade em modelo geral e para o melhor desenvolvimento da pessoa como ser pensante e questionador, pois estuda o conhecimento e os valores morais de forma crítica. Por ser uma disciplina ‘aberta’, especulativa, onde não existem métodos formais ou padronizados para alcançar um resultado ou uma solução, sua inserção no currículo escolar é prejudicada.

Disciplinas como história, matemática, biologia e física apresentam métodos (as vezes até mais de um), caminhos ou fórmulas para que se possa alcançar a resposta de determinada pergunta, uma única resposta certa para a questão a ser solucionada. A escola, por sua vez, tem como uma de suas funções transmitir conteúdos que o aluno possa aplicar em uma determinada profissão, mascaradamente algumas escolas trabalham seus conteúdos apenas para que seus alunos sejam aprovados em determinados vestibulares, esquecendo que não menos importante, ela (escola) tem o dever de desempenhar também sua outra função que é ‘’abrir a mente’’ do estudante para que ele possa saber lhe dar com os problemas do cotidiano de forma correta, buscando entender, procurar e conhecer caminhos morais para sua inquietações; pensar e questionar, ao invés de aceitar tudo que lhe é imposto; ter a vontade de saber o porque das coisas.

Assim, podemos concluir que a filosofia, por proporcionar a busca pelo conhecimento, torna os indivíduos mais pensantes e cedentes pelo conhecer, pelo questionar. E justamente por ter essas características torna-se uma matéria em que as autoridades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com