TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Filosofia Na Compreensão Da Sociedade E Do Mundo Em Que Se Vive E As Dificuldades De Implementação Desta Disciplina No Currículo Escolar.

Trabalho Escolar: A Importância Da Filosofia Na Compreensão Da Sociedade E Do Mundo Em Que Se Vive E As Dificuldades De Implementação Desta Disciplina No Currículo Escolar.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  1.793 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da Filosofia na compreensão da Sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação desta disciplina no currículo escolar.

Filosofia é a indignação social sobre o mundo e o homem e tem como propósito encontrar a sua explicação, aspiração ao conhecimento das coisas pelo seu princípio imutável e não pelos seus fenômenos transitórios. A filosofia não se restringe nas teorias, métodos, mitos, religiãoe arte. O que temos que entender é que a filosofia nos abre um leque de maneiras de filosofar e que o homem é o principal objeto da filosofia.

O cientismo manifesta-se na idéia de que a filosofia é mais ou menos como a biologia ou a história, no sentido de ter metodologias que garantam resultados substancias definitivo ou quase definitivo. Podemos afirmar com certeza que a filosofia é uma disciplina a priori ou que se faz pelopensamento apenas. Não usamos laboratórios,estatísticas, observações telescópicas ou microscópicas. Qualquer argumento que vise refutar a filosofia é auto refutante porque nunca será um argumento cíentifico, mas sim filosófico.

A filosofia ocupa-se de problemas que se caracterizam por não serem susceptíveis de serem estudados recorrendo a metodologias empíricas nem formais. Se formos mais positivos, os problemas da filosofia caracterizam-se por terem um caráter conceptual. Em filosofia os argumentos são muito mais visíveis porque não há teorias consensuais. Pois não podemos fingir que ensinar é apenas uma questão de ensinar a compreender teorias.

A filosofia é um conjunto de problemas, teorias e argumentos, ensinar filosofia é ensinar esses problemas, teorias e argumentos, podemos fazer o mesmotipo de confusão que faz quem substituí o ensino de filosofia pelo ensino da história filosofia para evitar o caráter aberto da filosofia. Nós não podemos limitar ao’’ saber que’’, temos de ter também em vista ‘o saber como”. A pessoa que estuda filosofia tem que saber discutir por si os problemas, ou seja, filosofar. Como vamos aprender isso? Praticando. Ao estudar um problema filosófico qualquer, o estudante tem de ter conhecimento dos diferentes tipos de teorias que procuram responder. Para ensinar a filosofar é preciso ensinar a ler os textos filosóficos ativa e filosoficamente. A leitura dos textos caracteriza-se por não ter como fim a mera compreensão das ideias dos filósofos. Podemos aprender que um texto filosófico tem vários aspectos interessantes.

A filosofia é fundamentalmente discussão de idéias e as instituições de ensino podem não estar vocacionadas para acolher tal coisa. Se vivemos numa cultura autoritária, teremos dificuldade em filosofar porque teremos dificuldade em assumir uma atitude crítica perante as idéias dos filósofos. Nessa mesma cultura poderá ter tendências para usar os filósofos como autoridades.

Existem duas grandes abordagens. A um a abordagem historicista e a dois a abordagem enciclopedista. As duas devem ser evitadas, mas ambas tem a vantagem de dar ao estudante em visão abrangente da disciplina, tal como ela é hoje. O estudante que está fazendo filosofia pode dizer que ele vai reinterpreta os seus escritos. A sua atividade acadêmica consistirá quase que exclusivamente em relatórios sobre o que os filósofos pensam. Filosofar é fazer o que os filósofos fazem. Ecompetem a nos ensinar os estudantes a fazer isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com