TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

Introdução..................................................................................................................................2

Etapa 01......................................................................................................................................3

Etapa 02......................................................................................................................................6

Bibliografia.................................................................................................................................9

INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico tem o objetivo de apresentar de forma clara e objetiva como uma empresa de grande porte exerce no seu dia a dia sua atividade de ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS, ou seja, seu pedido, recebimento, armazenamento e distribuição de materiais em seu CD (Centro de Distribuição) e a logística que se faz necessária para conseguir suprir a demanda de pedidos / entregas até o cliente final. Iremos exemplificar de forma simples como isso se faz através de sistemas integrados, onde essa ligação entre departamentos se faz necessária para o bom desenvolvimento de toda rotina diária e sua cadeia de suprimentos. Mostraremos como é seu sistema de gestão de estoque através de diversos mecanismos que são essenciais hoje em dia em qualquer empresa que possui visão de expansão e crescimento a médio e longo  prazo, sistemas esses que evitam ao máximo avarias e diferenças em um armazém, ou centro de distribuição de produtos ou bens de consumo. Apresentaremos a importância do JUST IN TIME e MRP dentro do processo de ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS, e por último falaremos sobre EQUIPAMENTOS de movimentação de materiais dentro desse processo.

Etapa 01 - Aula-tema: Introdução, Administração de materiais: conceitos gerais.

1.1 – APRESENTAÇÃO E NOME DA EMPRESA

A empresa escolhida para essa pesquisa foi a Leroy Merlin, um dos integrantes do grupo de pesquisa, o Leandro é colaborador da empresa, o que facilitou a entrevista e mostra a veracidade das informações citadas. A Leroy Merlin é uma rede de lojas de matérias de construção, decoração, jardinagem e bricolagem, de porte multinacional com mais de trinta e seis mil funcionários, fundada na França em 1923 por Adolphe Leroy e Rose Merlin. A rede chegou a Portugal em 1990 e ao Brasil em 1998. Além desses e da França, a rede também tem lojas em Espanha, Polônia, Itália, Rússia, China e Grécia. Com 31 lojas distribuídas em seis estados brasileiros e o Distrito Federal, a Leroy Merlin é uma das vinte e quatro empresas do Grupo Adeo, maior grupo de bricolagem da França, o segundo da Europa e o quarto do mundo. Em alguns países a rede atua com marcas como Bricoman, Aki, Weldon, Obi, Bricocenter e lojas de menor porte.

1.2 - PROCESSOS OPERACIONAIS

A logística e subdividida em é subdividida em cinco células:

1.2.1 RECEPÇÃO DE MERCADORIAS

Onde se tem o fluxo de entrada de materiais, notas fiscais, processos de conferência e saída de transferência entre lojas.

1.2.2 GESTÃO DE ESTOQUES

Processo de alocação e movimentação física de matérias dimensionamento de porta paletes, cant’ leves, alocação de sistêmica de todos os produtos inventários rotativos e semestrais do armazém.

1.2.3 RETIRADA DE MERCADORIAS

Processo de atendimento ao cliente, separação de pedidos, controle da carteira de pedidos, agendamento de pedidos, carregamento de veículos e devolução de mercadorias de clientes.

1.2.4 ENTREGA A DOMICILIO

Processo de separação de pedidos, roteirização de entregas, emissão de notas fiscais, processos de leva e traz de mercadorias e administração de transportadora terceirizada.

1.2.5 LOGÍSTICA REVERSA

Separação de mercadorias com defeitos para manutenção fornecedora, devolução de mercadorias vencidas ao fornecedor, devolução de produtos de baixo giro ao fornecedor e CDS, envio de produtos para doação e emissão de notas fiscais.

1.3 PROCESSOS DE PRODUÇÃO

O processo de produção na área logística da Leroy Merlin por ser tratar de uma logística comercial é puxada pelo o fluxo de vendas estabelecido por operações comerciais desenvolvidas pelo o comércio onde gera o fluxo de entrada, movimentação separação e disponibilização de materiais no setor de retirada e entrega a domicilio da empresa.

1.4 PROCESSOS DE COMPRAS

O processo de compras não se encontra em mão da logística e sim do chão de loja que se baseia em pesquisas de mercado, aposta de produtos de sazonalidades e operações comerciais junto a fornecedores lideres de mercado. O processo de compras tem a missão de estabelecer três tipos de gama para todo e qualquer produto dando assim a possibilidade de três ofertas diferenciadas aos clientes podendo atender todos os públicos.

1.5 PROCESSOS DE ARMAZENAGEM

O processo de armazenagem é feito respeitando o mapa de cubagem destinado a cada setor comercial dando assim subsetores de armazenamento de produtos que são dimensionados de acordo com o porte físico de cada setor respeitando a questão estrutural de para armazenagem e física dos produtos respeitando altura peso dimensão lateral e posição de armazenagem de cada produto.

1.6 PROCESSOS DE MOVIMENTAÇÃO

O processo de movimentação se da se acorda com as ordens de separação de pedidos que respeita a ordem de saída estabelecida pelo o sistema informático que faz o controle de piking e o reabastecimento dos mesmos.

1.7 EQUIPAMENTOS

Os equipamentos utilizados para a movimentação são:

• Empilhadeiras

• Transpaleteiras

• Paleteira Torre

• Transelevadores

Os equipamentos informáticos são:

• Computadores

• Antenas wi-fi

• Coletores de código de barras

• Impressoras toners e filme carbono

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com