TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE GASTRONOMIA

Por:   •  17/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................................2

2. A HISTÓRIA DE LAOS......................................................................................................3

3. LAOS E SUA GEOGRAFIA...............................................................................................4

4. CULTURA............................................................................................................................6

5. CULINÁRIA.........................................................................................................................7

6. CURIOSIDADES SOBRE LAOS........................................................................................10

7. CONCLUSÃO......................................................................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................................13

INTRODUÇÃO

Buscando conhecer e entender mais sobre o país asiático chamado Laos, qual a sua história, geografia, gastronomia, dentre outras considerações. Realizamos esta pesquisa enriquecedora, onde pudemos conhecer e absorver informações, antes desconhecidas sobre um país pouco divulgado, mas com uma história fantástica, desde sua fundação até os tempos atuais.

2. A HISTÓRIA DE LAOS

Laos começou a dar os seus primeiros passos durante o século XIV, com a fundação do Reino de Lang Xang ("Terra dos Milhões de Elefantes"). Esta situação durou até ao século XVIII, quando o vizinho Reino do Sião invadiram este território. Desde então, são muitos episódios vividos nesta terra, este país tão peculiar que é o único do Sudeste Asiático, que não tem mar, isto tem uma influência decisiva na sua história.

Anos mais tarde, em pleno colonialismo, quando a França quis esta região, o Reino do Sião cedeu aos Franceses, Laos então ficaram em mãos francesas, a fim de evitar uma guerra. Unindo-se a Indochina francesa no ano de 1893.

Durante a Segunda Guerra Mundial, já no século XX, Laos foi ocupada pelos japoneses. Entretanto, após a rendição do Japão no ano de 1945, Laos declarou a sua independência, não sendo aceita pela França. Em 1950, Laos deu um passo importante, conquistando parcialmente sua autonomia, pois somente em 1954 tornou-se independente e se converte em uma monarquia constitucional. Após alguns anos de uma leve calmaria, pois os franceses estavam deixando a região, os Estados Unidos apareceu preocupado com a ascensão do comunismo, surgindo tensões entre simpatizantes as ações dos Estados Unidos e o governo comunista existente.

Na Guerra do Vietnã que durou de 1964 a 1973, Laos foi tomando partido de forma passiva, mas esta situação o impedia de se desenvolver; terminada a Guerra o comunismo prevalece em Laos, apoiada pela URSS.

No ano de 1994, abre a Ponte da Amizade sobre o rio Mekong, começa assim a reconciliação entre Laos e Tailândia. No ano de 1995, termina o embargo dos EUA. Laos é um país que continua com o seu processo de desenvolvimento, embora isto ainda esteja longe do ideal, se comparado ao de países como a Malásia ou a Tailândia.

3. LAOS E SUA GEOGRAFIA

Localizada no sudeste asiático, O Laos é uma nação sem saída para o mar e cobre 236 800km², fazendo fronteira com Mianmar, Camboja, República Popular da China, Tailândia e Vietnã. Grande parte da fronteira oriental do Laos é demarcada pelo Rio Mekong, importante via de transporte, onde navios cargueiros navegam durante todo o ano.

Vista do Mekong em Luang Prabang, no Laos.

O rio Mekong, deixou de ser um obstáculo e se tornou um facilitador para comunicação, e as semelhanças entre o Laos e a sociedade tailandesa do nordeste, muitos nativos do Laos que vivem no Vale do Mekong têm familiares e amigos na Tailândia.

Embora o Mekong tenha sido estabelecido como fronteira por forças coloniais francesas, o percurso de um lado ao outro foi limitado significativamente desde o estabelecimento da República Democrática Popular do Laos (RPDL) em 1975.

A fronteira oriental (com o Vietname) tem cerca de 2130 km, ao longo da crista da cordilheira de Annamite, e serve como uma barreira entre a influência chinesa, a cultura vietnamita e a Tailândia. Estas montanhas são esparsamente ocupadas por uma minoria tribal que, tradicionalmente, não reconhece os limites com Vietnã mais do que com o Laos.

A planície foi confinada pela fronteira do rio Mekong, de 1754 km, com a Tailândia. Assim, as populações são encontradas tanto no lado do Laos quanto no lado vietnamita. Laos compartilha a sua pequena fronteira sul, de apenas 541 km, com o Camboja. Na zona há ruínas antigas do Império Khmer em Wat Pho, estes atestam a longa história do contato entre o Laos e o Império Khmer. No norte, o país é limitado com a República Popular da China ao longo de 423 km de montanhas e dividi 235 km de extensão do rio Mekong com Myanmar.

A topografia do Laos é na sua maior parte montanhosa, com altitudes acima de 500m caracterizadas por terreno íngreme, vales estreitos, e pelo baixo potencial para agricultura. A parte sul do país contém grandes áreas niveladas nas províncias de Savannakhét e de Champasak que são propícias ao cultivo do arroz e servem também para pecuária.

Aproximadamente 4% da área total do país é classificada como arável. A área de terra florestada diminuiu significativamente desde a década de 1970 em consequência do cultivo através das queimadas.

4. CULTURA

O Budismo contribui bastante para a cultura do Laos, se refletindo por todo país, não apenas na religiosidade, mas também nas artes, literatura, teatro, e outros. A música laociana é dominada pelo khaen, flauta de bambu que é instrumento nacional.

A UNESCO instituiu no país dois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com