TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APLICAÇÃO DA FÍSICA NA MEDICINA

Por:   •  31/8/2022  •  Artigo  •  3.582 Palavras (15 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 15

A APLICAÇÃO DA FÍSICA NA MEDICINA

Olívia de Araujo Aragão Diniz1 

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO[pic 1]

RESUMO

A aplicação da física na medicina desempenha um papel de vital importância no procedimento hospitalar radiológico assim como já ocorre na radioterapia onde a participação do físico é regulamentada e indispensável. Um exemplo gritante é o setor de radiologia de grandes hospitais onde profissionais com formação em Física podem assessorar médicos e técnicos na melhoria do setor através da implantação de normas de proteção radiológica e de estudos sobre materiais e métodos, estabelecendo uma interface com os serviços de manutenção.

Palavras chave: Aplicação. Física. Medicina

ABSTRACT

The application of physics in medicine plays a vital role in hospital radiology procedure as already happens in radiotherapy where the participation of the physicist is regulated and essential. A glaring example is the radiology sector of large hospitals where trained professionals can assist physicians in physics and engineering in improving the industry through the deployment of radiological protection standards and studies on materials and methods, establishing an interface with the maintenance services etc.


Keywords: Application. Physics. Medicine

1 INTRODUÇÃO

A Física é o campo da ciência que investiga os fenômenos e as estruturas mais fundamentais da natureza. O conhecimento acumulado neste campo tem possibilitado à humanidade compreender aspectos cada vez mais complexos da natureza e, através dele criar sistemas, dispositivos e materiais artificiais que tem contribuído decisivamente para o progresso tecnológico.

Uma característica essencial da pesquisa em Física é a procura dos aspectos mais fundamentais das estruturas e dos fenômenos, bem como a sua compreensão e descrição em termos de leis as mais gerais possíveis. A Física investiga desde partículas subatômicas, átomos e moléculas, até fenômenos que envolvem grandes aglomerados delas, como a matéria ordinária. Porém, Quando se estuda Física, principalmente na escola, a ideia que normalmente se tem é que nem tudo o que é aprendido realmente tem alguma utilidade prática. 

Diante do exposto, chegou-se ao seguinte problema: Qual a importância da Física no cotidiano das pessoas e em particular, sua relação com a medicina?

Assim, o objetivo geral deste estudo surgiu da necessidade de esclarecer a importante aplicação da física na medicina.

A Física Médica é o ramo da Física que compreende a aplicação dos conceitos, leis, modelos, agentes e métodos da Física para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, desempenhando uma importante função na assistência médica, na pesquisa biomédica e na otimização da proteção radiológica.

Atualmente a Física Médica aplica os fundamentos físicos de múltiplas técnicas terapêuticas, proporciona a base científica para a compreensão e desenvolvimento das modernas tecnologias que têm revolucionado o diagnóstico médico e estabelece os critérios para a correta utilização dos agentes físicos empregados em Medicina. Finalmente estabelece, em colaboração com a Bioengenharia, as bases necessárias para a medida das variáveis biomédicas e aporta, junto com a biofísica, os fundamentos necessários para o desenvolvimento de modelos que explicam o funcionamento do corpo humano.

O desenvolvimento mais importante da Física Médica, tal como a entendemos atualmente, tem lugar a partir do descobrimento dos raios-x e da radioatividade, dado seu impacto decisivo na moderna diagnose e terapêutica médica. Estes descobrimentos marcam um hiato histórico na aplicação na aplicação dos agentes físicos em Medicina, ao proporcionar métodos revolucionários de diagnóstico e tratamento de doenças. Em coerência com esta realidade se desenvolveu a necessidade de incorporar profissionais da Física nos grandes hospitais e clínicas em todo o mundo.

A Física médica, portanto, é desenvolvida principalmente nas áreas de Radiologia Diagnóstica e Intervencionista, Medicina Nuclear, Radioterapia, Radio cirurgia, Proteção Radiológica, Metrologia das Radiações Ionizantes, Biomagnetismo e Radio biologia Clínica e epidemiológica. Os profissionais de Física Médica são indispensáveis na utilização de tecnologias de ponta como aceleradores lineares clínicos, tomógrafos gama, sistema de braquiterapia de alta taxa de dose, tomógrafos de ressonância magnética, assim como na garantia da qualidade dos serviços de saúde prestados à sociedade.

Quanto à natureza, a pesquisa foi classificada como, resumo de assunto, pois não possui tema original, contudo obedece a um rigor científico (ANDRADE, 2003, p. 123). Levando em consideração os objetivos desta pesquisa, esta foi classificada como, descritiva, justificada pela observação, registro, análise, classificação e interpretação dos dados que foram coletados (ANDRADE, 2003, p.124). Bibliográfica, tendo em vista a recorrência a diversas literaturas para a construção do estado da arte do problema.

2 A FÍSICA DA RADIAÇÃO

Praticamente toda a troca de energia entre a Terra e o resto do Universo ocorre por radiação, que é a única que pode atravessar o relativo vazio do espaço. O sistema Terra-atmosfera está constantemente absorvendo radiação solar e emitindo sua própria radiação para o espaço. Numa média de longo prazo, as taxas de absorção e emissão são aproximadamente iguais, de modo que o sistema está muito próximo ao equilíbrio radiativo.

A radioatividade desempenhou um papel importante no desenvolvimento da Física nuclear e atômica. Não menos importantes são suas aplicações na medicina, e em pesquisas científicas. A radiação é definida como uma energia que é irradiada. Em nossas vidas diárias, nós estamos expostos a radiações como a luz visível, as ondas de rádio, o radar e o calor. É também emitida por fornos de microondas, aparelhos de TV, rochas, solo, alimentos, ar, raios cósmicos de estrelas distantes, máquinas de raios-x dentários e combustível usado em usinas nucleares.

2.1 Os Raios X

O físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923) continuava no seu pequeno laboratório, sob os olhares atentos do seu servente. Enquanto Roentgen, naquela sala escura, se ocupava com a observação da condução de eletricidade através de um tubo de Crookes, o servente, em alto estado de excitação, chamou-lhe a atenção: "Professor, olhe a tela!". Nas proximidades do tubo de vácuo havia uma tela coberta com platino cianeto de bário, sobre a qual se projetava uma inesperada luminosidade, resultante da fluorescência do material. Roentgen girou a tela, de modo que a face sem o material fluorescente ficasse de frente para o tubo de Crookes; ainda assim ele observou a fluorescência. Foi então que resolveu colocar sua mão na frente do tubo, vendo seus ossos projetados na tela. Roentgen observava, pela primeira vez, aquilo que passou a ser denominados raios X.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com