TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE INDIVIDUAL DE COMPLIANCE - MBA FGV

Por:   •  29/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  5.626 Visualizações

Página 1 de 5

MATRIZ DO PARECER

Elaborado por: Daniel Matos

Disciplina: Compliance

Turma: MBA_COMPLEAD-24_06012020_2

Órgão solicitante - Empresa Carnes para a Família.

Assunto: Analisar um caso ocorrido na empresa Carnes para a Família e elaborar um parecer sobre uma situação fática envolvendo um funcionário auditor interno e a alta direção da empresa, como o auditor agiu e como foi a resposta da diretoria da empresa à situação, considerando os princípios, as ideias, o conhecimento teórico e a legislação pertinente sobre o tema.

Ementa

Como o auditor deve agir eticamente em sua função; Como a diretoria atuou em relação aos princípios do compliance e governança corporativa; Análise de funções do Auditor e do Compliance Officer; Questão da subordinação do auditor interno para com a alta direção da empresa; Autonomia do auditor e do compliance officer; Considerações finais com valor de juízo.

Relatório

Vamos analisar aqui o caso ocorrido na empresa Carnes para a Família, líder do mercado de distribuição de carnes do país, envolvendo um funcionário auditor interno e a alta direção da empresa. O auditor apontou uma falha grave no início do processo de produção e a diretoria reagiu com justificativas e uma ordem hierárquica ao mesmo. Este estudo é feito em cima de conteúdos que analisam os princípios, as ideias, a teoria e a legislação pertinente ao tema Compliance e auditoria interna, para se chegar a uma conclusão a respeito da ação dos envolvidos.

José, em suas atribuições de auditor interno da empresa Carnes para a Família, percebeu o uso de ração vencida para os animais, o que poderia prejudicar a saúde deles contaminando as carnes que posteriormente seriam vendidas ao consumidor final. Imediatamente José comunicou o fato à alta direção da empresa, que admitiu que comprara a ração que estava por vencer para conseguir melhores preços. Os diretores ainda disseram a José, que por ele ser funcionário da empresa, não tocasse mais no assunto.

Fundamentação

Partindo do fato ocorrido, vamos analisar as premissas básicas de um auditor interno.

De acordo com COELHO & JUNIOR (2019), os auditores internos “devem contribuir para os legítimos e éticos objetivos da organização; devem divulgar os fatos materiais de seu conhecimento que, se não divulgados, podem distorcer relatórios das atividades sob sua supervisão; O auditor não deve ficar fazendo rodeios, a sua atuação deve ser precisa, cirúrgica, tudo no intuito de preservar a integridade da organização, os seus objetivos e funcionários”.

Posso dizer então que o auditor interno tem um protocolo a seguir dentro das atribuições de sua função, e assim José o fez na situação mencionada.

É certo que a empresa deve buscar o alcance de seus objetivos através de implantação de disciplina sistêmica global para a evolução dos processos de prevenção de riscos, adicionando sempre valores e melhorando resultados.

A empresa, através de sua alta diretoria, age de forma incoerente para com o que seria o ideal de governança. COELHO & JUNIOR (2019) dizem que:

As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade de gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

Mas será que otimizar o valor econômico pode por em risco todo um processo de produção de carne? E isso favorece a longevidade, a sustentabilidade da empresa?

A alta direção da empresa, ao reagir dessa forma, coloca em risco todo o processo básico da empresa, desde a criação dos animais até a venda final da carne ao consumidor, a partir do momento em que admite a compra e utilização de ração vencida para obter vantagens econômicas, e ainda diz ao auditor para não mencionar mais nada a respeito da situação. É perceptível então uma certa pressão hierárquica nessa situação, onde a alta gestão tenta de certa forma “calar” o apontamento da auditoria.

Podemos analisar aqui ainda a questão da atuação do auditor, uma vez que normalmente se confunde sua atuação com a função de um Compliance Officer, fazendo uma melhor explanação sobre suas atribuições na empresa e comparando suas atividades. Segundo Blok (2017), “O Compliance Officer é o profissional responsável pela avaliação dos riscos empresariais, incumbindo a ele a elaboração de controles internos com o objetivo de evitar ou diminuir os riscos de uma futura responsabilização civil, administrativa ou penal”.

Nos departamentos de compliance e compliance officer, os profissionais são incumbidos de fazer gestão para que leis, regulamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com