TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUSÊNCIA PATERNA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO

Por:   •  24/7/2022  •  Artigo  •  3.842 Palavras (16 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS-FIP

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR NATALENSE-IESN

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

WELSON FRANCISCO DA SILVA

A AUSÊNCIA PATERNA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO: causas e consequências

NATAL - RN

2013

WELSON FRANCISCO DA SILVA

A AUSÊNCIA PATERNA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO: causas e consequências

Trabalho de Conclusão de Curso Artigo Científico apresentado ao programa de Pós-Graduação Lato Senso do Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica das Faculdades Integradas de Patos - FIP, em cumprimento às exigências do título de Especialista em Psicopedagogia.

Orientador: Profº. Dr. Oberleide Soares Carvalho

NATAL - RN

2013

RESUMO

A abordagem deste artigo tem por base discutir uma temática de extrema relevância na estrutura familiar e a sua participação na formação do sujeito, o que de fato na sociedade atual, em consequência a separação dos pais. O tema despertou o interesse para pesquisar, analisar, investigar e refletir acerca do tema. E dessa forma, contribuir através de pesquisas qualitativa e estudo de caso, consequentemente fundamentado em estudos bibliográficos, desenvolver uma matéria significativa nos vínculos familiares e afetivos do aluno que consequente a ausência do pai, manifestando um comportamento fora do comum, durante o desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem. Pois, o mesmo e de caráter construtivo e avaliativo, com a finalidade de participar, pesquisa e apontar soluções relacionadas aos vínculos na questão familiar.

Palavras-Chave: Formação do sujeito. Trauma. Desenvolvimento.

RESUMEN

El enfoque de este artículo es discutir por temas de suma relevância em La estructura familiar y su participación em La formación Del sujeto, El hecho de que em La sociedad actual, debido a La separación de los padres. El tema desperto El interés de investigar, analizar, investigar y reflexionar sobre el tema. Y de este modo contribuir a través de La investigación y El estudio de caso cualitativo tanto, se basa em estudios bibliográficos, desarrollaun tema importante em los lazos familiares y afectivos estudiante que La ausência del padre subsiguiente, han manifestando um comportamiento in usual durante el proceso de desarrollo la en señanza y El aprendizaje. Por El mismo carácter y constructivo y de evaluación, conelfin de participar, buscar y encontrar soluciones relacionadas com lazos familiares em cuestión.

Palabras-Clave: Formación Del sujecto. Trauma. Desarollo.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como abordagem o tema de extrema relevância na sociedade moderna, que é a ausência paterna em muitos casos, o que prejudica severamente os filhos, sabemos que nem sempre um casal é obrigado a conviver contra a vontade juntos. Isto é um fato. Sabemos que, a partir do momento em que há a separação, as crianças sofrem demais, somente provocando dificuldades de aprendizagem entre outros fatos.  A mãe e o pai ou as figuras que os representam em casa, são à base de tudo na vida de uma pessoa.Sem a presença delas não há como o sujeito se constituir sem problemas e condições de vida necessária à sua sobrevivência na vida adulta.

Entretanto, nem tudo na vida conjugal é de extrema perfeição, principalmente quando ocorre a ausência do pai devido à separação da mãe ou por outros motivos. Este, não está presente integralmente com os filhos.

O interesse do aludido tema, se deu justamente pelo fato de haver atendido um caso dessa natureza, durante o estágio supervisionado clínico que será relatado no momento oportuno. Os objetivos são enfatizar e promover uma análise profunda dos problemas na realidade escolar do aluno, reestruturar a sua aprendizagem, identificar as possíveis causas atribuídas à dificuldade de aprendizagem, utilizando assim, recursos para alcançar resultados favoráveis dentro do contexto escolar e educacional do mesmo.

Trata-se de um estudo de caso,pesquisa qualitativa e bibliográfica baseada em autores como:Içami Tiba (2006),Paín (1992), Bossa, (1994), Fernandez (1991), Parente (2000),Wlffenbüttel (2005), Escott (2001), Kupfer (1989), Ferrai (1999).

E assim sendo, o artigo hora exposto, encontra-se dividido em capítulos. Sendo o primeiro capítulo, uma breve introdução do tema em pauta, em seguida no segundocapítulo, encontram-se dados sobre a Psicopedagogia: fundamentação teórica e bases legais. No terceiro capítulo, falamos da Construção da personalidade na primeira infância: aspectos epistemológicos. No capítulo 3.1, falamos sobre a Família como instituição formadora da personalidade da criança: causas e consequências. E em seguida, no quarto capítulo, encontra-se descrito de um caso real para em resumo, contarmos o que entendemos sobre a construção do texto. Por fim, as considerações finais.

2 PSICOPEDAGOGIA: fundamentação teórica e bases legais

Neste ponto de nosso artigo cientifico a ênfase atribuída será sobre os fundamentos epistemológicos da Psicopedagogia, assim como as bases legais, não deixando de vista os principais pressupostos teóricos metodológicos da atuação do psicopedagogo.

De acordo com Wlffenbüttel (2005, p. 16),“[...] a psicopedagogia e uma área relativamente nova de estudos que se concretiza em diferentes práticas relacionadas ao contexto educativo”.

O autor deixa bem claro a importância do exercício da profissão. Isso implica o envolvimento profissional e terapêutico, o mesmo deverá está preparado para atender crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem.

A psicopedagogia surgiu na fronteira entrea pedagogia e a psicologia. Pois, encontra-se em uma organização de um corpo teórico específico, com a integração das ciências Pedagógicas, Psicológicas,Fonoaudiológicas, Neuropsicológias e a Psicolinguística, para assim obter o objetivo de uma compreensão mais integradora com o fenômeno da aprendizagem humana.

[...] a psicopedagogia como área de aplicação, antecede ao status de área de estudos o qual tem procurado sistematizar um corpo teórico próprio,definir seu objeto de estudo, delimitar o seu campo de atuação, e paraisto ocorre á Psicologia, Psicanálise, Linguística, Fonoaudiológica, Medicina e Pedagogia.(BOSSA, 1994, p.06).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com