TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Por:   •  12/8/2015  •  Seminário  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

AVP-2       Atividade Avaliativa do Seminário 2[pic 3]

Nome: CLÁUDIO DINIZ SOARES ROSA LINO

Curso: ENSINO DE FÍSICA

Professor: NATALIA MARIA FRANÇA DE OLIVEIRA

Unidade de estudo: Coronel Fabriciano - MG

Data: 26/02/2015

MATRIZ ANALÍTICA – PRÁTICAS ACADÊMICAS

[pic 4]

Atenção: esta avaliação deverá ser desenvolvida individualmente e encaminhada para o e-mail alunoonline@institutoprominas.com.br

  1. Tema (desenvolva um tema pertinente ao seu curso de pós-graduação, e depois delimite-o conforme o enfoque desejado):

        Tema: A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

        Delimitação do Tema: Comprovar que as avaliações de Física devem conter questões com os assuntos abordados em sala de aula e fora dela, de forma que faça com que o aluno se familiarize com elas, que apresentem uma linguagem que eles entendam e que o leve à resolução.

  1. Contexto do Problema (apresente uma justificativa que dê relevância a sua pesquisa):

Para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Física, a avaliação é indispensável para que o professor possa diagnosticar o nível de aprendizado que cada aluno possui, e esta é parte obrigatória do processo de ensino de acordo com as diretrizes nacionais para a educação segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9394/96).

O conhecimento adquirido de forma empírica pode ser utilizado somado aos conceitos, fórmulas e cálculos da disciplina aplicada em sala de aula. Assim, o entendimento da disciplina de Física torna-se mais fácil, uma vez que o aluno consegue enxergar a aplicação real dos dados fornecidos. O estudante sente-se mais à vontade para buscar os resultados quando a realidade deste aluno é abordada explicitamente nas teorias e nas questões formuladas, aplicadas com ações de seu cotidiano, visando o desenvolvimento humano e social.

        Em muitos casos, o aluno pode ver a prova somente como uma forma de tirar a nota para ser aprovado, e não como uma atividade do processo educacional que visa a avaliação da aprendizagem.

        Com este trabalho propõe-se um método alternativo que possui a intenção de incentivar o Professor de Física a elaborar as questões de forma a buscar em uma prática avaliativa que seja coerente e que valorize não só a aprendizagem da sala de aula separada do ensino, mas sim, um processo de ensino-aprendizagem como um todo, respeitando o conhecimento prévio do aluno e instigando a sua curiosidade para resolver as questões.

3) Objetivos (elenque as ações que devem ser feitas para que o projeto seja desenvolvido):

Objetivo Geral: Garantir que a avaliação seja um instrumento organizado, a fim de avaliar o aprendizado do aluno como um todo, no qual o aluno deve responder ao professor uma parte, ou o todo, daquilo que ele adquiriu nas explicações, nos estudos e em seu conhecimento prévio, juntamente com aquilo que for mais importante e necessário em sua vida escolar e posteriormente prosseguir seus estudos ou mesmo no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (247.9 Kb)   docx (146.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com