TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem De Importantes Contribuições Do Estudo Do Comportamento Organizacional Na Gestão Pública

Casos: A Abordagem De Importantes Contribuições Do Estudo Do Comportamento Organizacional Na Gestão Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

O Comportamento Organizacional teve sua formação prática e teórica constituída durante os séculos XVIII e XIX com a revolução industrial.

Atualmente vislumbra-se que o Comportamento Organizacional deixou de estar relacionado à estrutura de subsistemas pequenos, para grandes grupos e organizações, o que contribui para haja uma intervenção de forma diferenciada no entendimento e resolução dos problemas de trabalho.

O entendimento do comportamento individual e dos grupos no trabalho estabelece o estudo do Comportamento Organizacional como um campo próprio por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa. Assim, ocorre estudo de questões ligadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, e temas que prejudicam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Entretanto, verifica-se individualmente as mudanças relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura para compreensão das relações de causa e efeito do Comportamento Organizacional, sempre levando-se em conta que as pessoas são diferentes umas das outras.

Esta perspectiva permite afirmar que, o estudo do comportamento humano ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações. Tem-se, a seguir, a abordagem de importantes contribuições do estudo do Comportamento Organizacional na Gestão Pública:

. Inovação – é necessário buscar soluções para velhos e novos problemas.

. Temporariedade – é necessário estar preparado para mudar constantemente, em curto prazo.

. Interação Humana – impõem uma compreensão da necessidade de auto realização e da busca pela autonomia.

. Desempenho - a qualidade, a produtividade e a ética estão relacionadas na obtenção de resultados.

. Diversidade – aceitar as diferenças presentes nas organizações, exigindo novas posturas e atitudes no ambiente de trabalho. Etc...

Atualmente, entende-se que, a compreensão das questões relacionadas com o Comportamento Organizacional é de grande importância para os gestores públicos e suas equipes de trabalho no entendimento e resolução dos problemas nas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com