TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem da Disciplina de Educação Física

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

A abordagem da disciplina de Educação Física voltada para a formação do indivíduo teve seu desenrolar no final da década de 90, com a compreensão do desenvolvimento mais amplo do aluno. A Lei de Diretrizes e Bases preconiza que as aulas de Educação Física devem ser integradas ao componente curricular obrigatório de cada escola, dessa maneira representando todo o percurso do homem no processo de apreensão de conhecimento. Assim, a inclusão da educação física no currículo obrigatório facilitou a ampliação das aptidões dos indivíduos desde os anos iniciais.

A LDB flexibiliza o critério de diploma de educação física para professores nos anos iniciais da escola. Dessa forma há um paradoxo no qual os indivíduos que mais necessitam de um professor licenciado adequadamente, que são as crianças, estão facultados dos mesmos. Alguns estados já possuem leis próprias obrigando a presença do profissional para estes alunos e outros estados estão tentando aprovar leis para isso.

Com todo o avanço que a Educação Física teve ao longo dos anos e por ter se tornado componente curricular obrigatório pela LDB, é considerado um retrocesso ser uma disciplina na qual o indivíduo pode escolher fazer ou não, principalmente pelos benefícios que ela traz para a criança ou adolescente, tanto no âmbito de saúde, como no bem estar social.

O profissional de educação física licenciado tem um papel importantíssimo na formação dos jovens tanto fisicamente como psicologicamente. É necessário que a disciplina, bem como também o profissional licenciado, sejam obrigatórios em todos os níveis. O resgate que cada aluno traz de suas vivências, seus anseios, suas habilidades e dificuldades, são de valor imensurável para a construção psicossocial do indivíduo, refletindo também em seu bem-estar físico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (26.6 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com