TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abrangencia Da Antropologia

Trabalho Universitário: A Abrangencia Da Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2014  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  994 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO DE ENSINO METROPOLITANO DE MANAUS

A Abrangência da Antropologia

MANAUS-AM

2013

Marize dos Santos Gabine

A Abrangência da Antropologia

Este trabalho é ministrado pelo Professor João Ferdinando, da disciplina de Antropologia, curso S.S., 2º Período, Matutino.

MANAUS-AM

2013

A Abrangência da Antropologia

A cultura é algo abrangente, que veremos no decorrer deste assunto, o quanto há diferentes culturas em diferentes estados, países abordando que o ser humano tem direito de vivenciar, não só a sua própria cultura de vivenciar, não só a sua própria cultura mais a de experimentar a cultura de outros.

Na verdade cada ser humano já nasce, com o que chamamos de conhecimento empírico, que quer dizer conhecimento passado de pai para filho. Sendo assim, a Antropologia adentra preocupando-se em detalhar, tanto quanto possível os seres humanos que os compõem e com elas se relacionam, seja nos seus aspectos físicos, na sua relação com a natureza, seja na sua especificidade cultural. A antropologia é o que podemos chamar de ciência, que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade, por isso o homem dentro do contexto da antropologia é visto de várias dimensões de estudo.

A antropologia nasce dentro da Filosofia como se chegada da teoria da evolução iluminista. Com respeito a Antropologia Biológico, o homem e considerado como um ser da natureza, ou seja, como um macaco mais por sua evolução adquiriu a cultura e transformações.

A arqueologia trata-se de compreendermos da evolução do homem ao longo do tempo, claro que sendo fundamental ara sabermos antigas sociedades e culturas, “estudo dos tempos primevos”, reconstruindo um passado por meio das evidencias concretas, objetos como lascas de pedras que um dia foram facas, furadores e raspadores, ossos, esqueletos e corpos mumificados, dando dados sobre a idade, doenças, hábitos alimentares, status sociais, etc.

Os arqueólogos precisam ter conhecimentos em outras áreas como, química, geologia. Independente da cor da pele, formato do rosto, cabelo, tendências musculares, o homem, continua o mesmo em inteligência e em potencial cultural. Os arqueólogos buscam saber como o homem se adaptou nas américas e como chegou no Brasil, como se desenvolveu suas culturas.

A linguística também é um meio de conhecermos vários tipos de culturas, os antropólogos linguistas tem em especial como estudo as dos povos indígenas, africanos e oceânicos, consideraram a língua como o veiculo da cultura, devido ser a intermediação entre o homem e a natureza, mais conhecida inicialmente como filologia. No entanto as diferentes línguas não representam uma hierarquia, pois algumas línguas contém mais palavras do que outras. Sendo que todas as línguas contém as palavras de que suas culturas, representando suas características e propriedades. O mais interessante é que pode-se criar novas palavras ou tomar emprestado palavras de outras línguas. A linguística é considerada como uma teoria cientifica, atraindo atenção das demais ciências humanas, sem a linguística com certeza não seria possível que a cultura fosse estruturada.

A antropologia como Filosofia da Cultura, a filosofia como modo de pensar e partilhar do homem, considerando que a antropologia também é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com