TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agenda Modulo

Por:   •  11/10/2020  •  Exam  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Bom dia, me chamo Gabriele e hoje falaremos um pouco sobre assertividade. Como ser assertivo sem soar agressivo e como a assertividade está presente no dia a dia de um secretário(a).

O que é assertividade?

A Assertividade nada mais é do que passar uma informação de maneira clara, porém direta e firme usando palavras que não gerem constrangimento ou desconforto aos outros.

Assertividade vs. Agressividade

Muitas vezes a assertividade pode ser confundida com uma atitude agressiva, mas elas se diferenciam exatamente na maneira om a qual você se expressa, quais palavras você utilizou seu tom de voz e até esmo os trejeitos que você utiliza na hora de passar uma informação.

Por que um secretário(a) precisa ser assertivo(a)?

Precisamos ser assertivos pela razão na qual uma das atividades regulares que exercemos é a comunicação, seja através da escrita redigindo documentos, anotando recados ou até mesmo marcando consultas, ou através da conversa, o diálogo entre duas ou mais pessoas. Com isso utilizamos a assertividade para não passar uma mensagem ou até mesmo uma imagem errada, já que somos um representante da empresa e a forma como tratarmos tanto clientes como funcionários pode refletir tanto positiva como negativamente.

Assim ser assertivo faz com que você conquiste o locutor e passe a ele confiança e credibilidade, acaba fazendo com que ele se sinta acolhido e sinta-se confortável para voltar a frequentar a empresa continuar usufruindo do produto e/ou serviço, etc.

Quais os benefícios que ser assertivo traz.

Ter um comportamento assertivo gera benefícios para quem o pratica como, por exemplo, o aumento na confiança na hora de se comunicar, melhorar os trejeitos além de passar uma confiança ainda maior com o olhar ou a voz na hora de passar a informação ou até mesmo recebe-la, seja uma reclamação ou até mesmo um problema. (o que também leva a pessoa a qual está do outro lado na comunicação se sinta importante e que ela tem algum valor seja somente para você ou para a empresa a qual você presta o serviço).

Assertividade e empatia

Além do uso da assertividade, não só no ambiente de trabalho mais em qualquer lugar, há outro fatore que melhora a comunicação que é a empatia. A empatia nada mais é do que se colocar no lugar da outra pessoa, tentar entender o que ela está sentindo ou passando, e então saber como se portar diante daquela situação.

Quando utilizadas em conjunto as chances de você ser considerada uma pessoa grossa ou empática ao se comunicar com terceiros e menor, já que ele vai sentir que você compreende pelo que ele está passando, seja um problema simples (falta de internet em casa, por exemplo) ou um problema com uma proporção maior e mais complicado (um problema de saúde, por exemplo).

Com isso convido vocês a praticarem mais o fundamento da assertividade e a prática da empatia, no seu cotidiano e ver como as suas relações interpessoais e a comunicação com terceiros se transforma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (21.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com