TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Risco

Por:   •  19/5/2015  •  Resenha  •  2.825 Palavras (12 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 12

ANALISE DOS PROBLEMAS

  1. Análise dos problemas

O estudo de caso da empresa citada será desenvolvido prioritariamente observado-se a base legal para tomada de decisões.

Analisando os poucos dados que foram entregues percebe-se claramente que a empresa possui vários problemas tais como:

  • Ausência de integrações de segurança do trabalho para novos funcionários e treinamentos suplementares.
  • Ausência de política de segurança.
  • Ausência de sinalização adequada para o trafego de empilhadeiras.
  • Ausência de manutenção preventiva das máquinas e equipamentos.
  • Ausência de representante da CIPA .
  • Não se sabe da existência de PPRA’s.
  • Condições ergonômicas inadequadas.
  • Não se sabe se os funcionários receberam EPI’s  adequados.
  • Ausência de máquinas e equipamentos para transporte de  sacarias.
  • Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
  • Leiaute deficiente com relação as normas vigentes.
  • Em um período de doze meses a empresa apresentou um total de cento e trinta e um (131) acidentes. Sendo cinqüenta e sete (57), causados por quedas de sacarias, quarenta e um (41) causados por manuseios de equipamento, vinte e três (23), caudados por empilhadeiras, sendo um que gerou  MORTE DE UM FUNCIONÁRIO e dez acidentes acidentes causados pela descarga na doca de descarregamento.

Tomando como base de prioridade o tipo de acidente que levou a morte por ser o mais grave e para evitar que acidentes parecidos se repitam, após isso a prioridade será as atividades que mais geram acidentes que é a de queda de sacarias, após isso acidentes causados pelo manuseio de equipamentos e causados pela descarga na doca de descarregamento.

  1. Base normativa

Integrações de segurança e treinamento - de acordo com o disposto na NR 1 (1.7 alínea  C I e II ), “cabe ao empregador  informar aos trabalhadores sobre os riscos que possam se originar no local de trabalho e os meios de prevenir e limitar os riscos e as medidas adotadas pela empresa”. Isso vai ajudar a diminuir os índices de acidentes, bem como os funcionários estarão cientes das medidas preventivas e treinados  para seguir os procedimentos adotados em caso de acidentes.

Política de segurança – Todas as medidas adotadas pela empresa para reduzir os índices de acidentes, custos diretos e indiretos provenientes deste, bem como a preocupação com a qualidade de vida laboral e melhoria do ambiente de trabalho para evitar qualquer perda material e física para o funcionário e para a organização.

Sinalização de segurança para o trafego de empilhadeiras – De acordo com a NR 26 - 26.1.5.3 a cor amarela deverá ser usada para indicar “Cuidado!”. Assim entende-se que os locais de circulação de empilhadeiras devem ter faixas de sinalização na cor amarela indicando local de circulação restrita. De acordo a NR 26 – 26.1.5.4 o “branco será empregado em:  passarela e corredores de circulação por maio de faixas (localização e largura)”. Assim nos locai de circulação de empilhadeiras onde houver necessidade de circulação de pedestres devem ser pintadas faixas de pedestre na cor branca .Também devem ser estabelecido limite de velocidade para as para a circulação das empilhadeiras. Seguindo o conceito de prevenção é recomendável que sejam instaladas placas de sinalização indicando cuidado devido a circulação de pedestres.

Manutenção preventiva -  A manutenção preventiva deve ser fator de extrema importância para a prevenção de acidentes por isso será implementado um check list para que o operador da empilhadeira possa observar os parâmetros de segurança estabelecidos na NR 12 , assim devem ser instruídos para que se for verificado pelo questionário que a máquina não não oferece segurança para a operação esta não deve ser usada.

Representante da CIPA – De acordo com a NR 5 a  empresa não necessita de CIPA constituída, seguindo está mesma norma no item 5.6.4 “Quando o estabelecimento não se enquadrar no Quadro I, a empresa designará um responsável pelo cumprimento dos objetivos desta NR, podendo ser adotados mecanismos de participação dos empregados, através de negociação coletiva”. 5.32.1 – Estabelece que a que indicar um responsável pelo cumprimento dos objetivos desta NR, promoverão treinamento para o seu desiguinado.

PPRA NR – 9: Segundo a norma – 9.1.1 “estabelece a obrigatoriedade de da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados como empregados, do Programa de prevenção de Riscos Ambientais, visando a prevenção da saúde e integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento e avaliação e consquente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes  ou que venham a existir , no ambiente de trabalho , tendo em consideração a proteção do meio ambientes e dos recursos naturais”. Lembra-se que para a execução do PPRA considera-se os cinco riscos que são base para a gestão de saúde e segurança no trabalho, os riscos são: físico, químico, biológico, ergonômico e de acidente. Se o PPRA propor planos de ação para estes cinco riscos, que de fato funcionem a empresa do senhor Correia vai registrar uma redução significativa no número de acidentes, claro este PPRA deve ser revisado e reformulado anualmente e a cada ano novas mudanças e melhorias devem ser adotadas.

Condições ergonômicas -  A NR 17 estabelece parâmetros de qualidade para para o ambiente de trabalho, de acordo com a norma para trabalho pesado manual que é o caso dos trabalhadores que façam o transporte de sacarias a temperatura não deve ser inferior a 13 graus Celsius e não superior a 19° C. Porém apresento uma tabela para ter como base para outros pontos da empresa. Tabela 1

Índice de ruído – Apesar de estar implícito na NR 15, que trata de insalubridade e periculosidade, o ruído também pode ser considerado um fator ergonômico. Assim deve ser feito uma medição com o aparelho de medição adequado, assim poderá ter uma idéia real do ruído que os funcionários estão expostos e os EPI’s adequados para a proteção, sempre lembrando que o equipamento de proteção deve ser a ultima opção de proteção antes indica-se que as máquinas sejam isoladas ou usadas algum outro tipo de barreira de proteção  ou ainda devem ser enclausuradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (323.7 Kb)   docx (425.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com