TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apreender a Empreender

Por:   •  11/6/2015  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAÇÃO CENTRO DE ANÁLISE, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA[pic 1]

FACULDADE FUCAPI (INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR)

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

Professor: Roberto Cruz

Disciplina: Empreendedorismo  

Aluno: Henrique da Silva Oliveira   mat. 114080

Comente e dê sua opinião a respeito da necessidade de aprender a empreender para que haja desenvolvimento e crescimento do país

O empreendedorismo é muito recente no Brasil, pois se deu com a abertura da economia para mercado externo, na década de 90. E por se tratar de um tema relativamente recente, podemos dizer que o conceito de empreendedorismo está diretamente ligado as características do empreendedor. Como visto no artigo “aprender a empreender”, onde a faz listagem das características do empreendedor e do administrador. Esse possuindo a foco no presente, aquele uma visão no futuro. Vale frisar que o ideal é que o empreendedor deve ter as características do bom administrador, e vice-versa.

O empreendedor, visto como pessoal que tem a capacidade de inovar, que enxergar oportunidades nas adversidades, que estar à frente do mercado, tem criatividade e facilidade em lidar com os fracassos e riscos assumidos.

Bem, ao contrário de que muitos pensam, a formação e a características do empreendedor podem ser adquiridas com estudos e aplicações de métodos, apesar de que algumas pessoas têm facilidade em empreender um negócio. E para facilitar este aprendizado algumas instituições como SEBRAE, dando suporte aos pequenos empresários neste ramo do empreendedorismo. E outras empresas apresentadas no artigo, também tem como objetivo dar suporte as novas áreas. Não podemos de deixar de falar das incubadoras, que são fundamentais para que empresas tenham o suporte adequado para sobreviverem no mercado, assim as instituições de ensino superior abrem as portas para que novos empreendedores progridam em suas atividades econômicas e colaborem para desenvolvimento do país.

Apesar de sermos um país empreendedor, devemos aprender a empreender, para que nossas empresas, serviços e negócios sobrevivam por vários anos e tenham retorno financeiro. Dessa forma ser um gerando de empregos e movimentar a economia. Por isso, é de suma importância as entidades como SEBRAE, as incubadoras e outros que possam ensinar os caminhos calculados para os empreendedores. E sem dúvidas de que o empreendedorismo é indispensável para o desenvolvimento de um país.

Cabe salientar que o ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino é de grande importância para o crescimento da economia. Visto que empreendedores instruídos são capazes de assume riscos calculados, evitando riscos desnecessários e logo alcançarem o sucesso. Assim, o empreendedor é uma peça chave para desenvolvimento da economia, sendo que sua buscar por melhores condições financeiras, faz gera empregos e renda na economia brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com