TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Complementar Resenha sobre a Video Aula

Por:   •  2/4/2022  •  Resenha  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

SENAC BENTO GONÇALVES

CURSO DE TÉCNICO EM QUALIDADE

 THAISE FERRARI SGANZERLA

Atividade Complementar 1

Resenha sobre a Video Aula 1

BENTO GONÇALVES

2022

1. Contextualização com o mercado e perfil profissional

 A qualidade está relacionado ao planejamento, a operação, ao controle e também a avaliação dos processos, utilizando ferramentas e técnicas especificas. Sendo assim, o  profissional em técnico de qualidade pode atuar em qualquer área organizacional pois é capaz de apoiar os processos de planejamento, organização, coordenação, execução e controle, que estejam ligadas à qualidade de processos, produtos e serviços.

2. Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

 O técnico em qualidade pode atuar em setores automotivos da industria, assim como em setores alimentícios, na saúde, em bancos e serviços de hotelaria, saneamento e etc, ou seja, não se limita apenas a um setor, sendo um área muito ampla e com bastante crescimento, visto que hoje a grande maioria das empresas presam pela qualidade e pelo planejamento.

Poderá atuar como:

- Auditor de qualidade: atuando em auditorias internas e externas nas empresas.

-Inspetor de qualidade: inspeciona os resultados obtidos

-Assistente de qualidade:  acompanha os resultados.

3. Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos.

O profissional da qualidade participa de auditorias, atualiza indicadores da qualidade, elabora gráficos dos dados coletados, elabora e realiza pesquisas de satisfação, realiza testes em amostras de novos produtos, acompanha a qualidade das matérias primas fornecidas e também realiza treinamentos e capacitações nas empresas.

Porém este profissional deve ter algumas características que são consideradas importantes, são elas: proatividade, flexibilidade, adaptação e motivação para mudanças, perfil de liderança para motivar a equipe, ter um fácil relacionamento interpessoal, ter uma comunicação clara e precisa e ser organizado.

4. O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações.

A implementação da qualidade trás vantagens para as empresas,como:

 -Aumentar a competitividade;

-Otimizar processos;

- Aumentar a produtividade;

- Padronizar serviços

-Boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores;

- Desenvolvimento de colaboradores;

Com todas essas vantagens, a empresa tem a oportunidade alcançar melhorias e acaba reduzindo custos e aumento a lucratividade.

4. Cases de sistemas da qualidade

- Fábrica de móveis: Empresa implementou a ISO 9001 e percebeu diferenças imediatas, com ganhos para todos os setores, verificando a medição da satisfação do cliente e conquistando outros novos clientes. Obtiveram uma maior lucratividade e diminuição dos desperdícios de matéria – prima.

- Usinagem: A certificação foi uma exigência dos clientes e tiveram dificuldades no começo da implementação, pois a maioria dos funcionários eram resistentes as mudanças de processos, porém ao implementar o programa 5S houve a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho, a redução do desperdício (material e também o desperdício de energia dos funcionários) e o consequente aumento na produtividade.

- Desenvolvimento de Software: Com a implementação do setor de qualidade, foram quebrados paradigmas no ramo. Realizando o mapeamento de processos que até então eram desconhecidos pelos funcionários, dando atenção na qualidade dos produtos, que passam por um controle documentado.

5. Metodologias e histórico da qualidade

A qualidade surgiu e foi aprimorada devido a Revolução Industrial e as duas grandes Guerras Mundiais.

 O Japão se tornou um referencia nos conceitos de qualidade, e a partir disto surgiram alguns Gurus da qualidade, como: Demin, Juran, Crosby, Feigenbaum e etc.

Através destes Gurus, foram desenvolvidas ferramentas que ao longo do tempo foram atualizadas e que hoje são fundamentais nos processos de gestão da qualidade.

Com grande destaque, Deming foi o criador do Controle Estatístico do Processo, envolve o uso de técnicas estatísticas com o intuito de medir e analisar a variação nos processos. Com isso, a organização consegue mensurar a qualidade dos produtos, mantendo os processos sob controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com