TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Vídeo Aula Complementar

Por:   •  26/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 8

Vídeo 1, 2, 3 e vídeo aula complementar

Administrar é coordenar pessoas, materiais e orçamento de uma organização para atingir os objetivos e resultados planejados, com o máximo de eficiência e eficácia.

Eficiência é executar tudo na data e hora marcada com o mínimo de desperdício, como exemplo, o funcionamento de um motor no instante em que é acionado e o trabalho que se espera que ele possa fornecer conforme as especificações do fabricante. NOTA: O que se espera.

Eficácia é quando se atinge todas as expectativas em uma tarefa, como por exemplo, o rendimento de um motor dentro da especificação do fabricante. NOTA: O que conseguiu fornecer.

-------------------------------------------

capítulo 1 do livro - a administração contemporânea

Muitas vezes, nós como consumidores, não ligamos para os processos envolvidos porque simplesmente não faz parte do nosso dia-a-dia. Até mesmo quando temos formações fora do entendimento da administração, passamos por processos que envolvem a administração, mas como não recebemos fundamentação suficiente sobre esses assuntos, ficamos por praticar de forma desestruturada até que a prática força-nos a nos alinhar de alguma forma e pouco elucidativa, mal resolvida e pouco funcional, falha em várias etapas. Como dizia um ex-chefe, "a necessidade é a mãe do ser".

(Comentário pessoal sobre um trecho realçado do livro de administração 1, capítulo 1, página 30)

"Quantas pessoas estão envolvidas para que esse processo ocorra todos os dias? Que outros processos se repetem diariamente e também dependem de muitas pessoas?" (curso EAD de ADM, livro de administração 1, capítulo 1, página 30)

R:seria fácil responder que existem várias pessoas envolvidas em somente um processo, mas é mais difícil imaginar se uma pessoa seria suficiente para abraçar vários processos. A verdade é que a experiência ajuda na rapidez da resolução do processo, mas sempre existe um ou mais imprevistos, de modo que a teoria ou o nosso pensamento não se iguala na prática. De resto, os números ajudam conforme a necessidade.

"O seu dia-a-dia tem muitas atividades? Quantas pessoas precisam participar de algum modo para que essas atividades aconteçam? Você faz parte de algum processo como o que este exemplo descreve? Como você se sente em participar dele? Você acha que não depende de ninguém? Quem são as pessoas que colaboram com a organização de sua vida? O que elas fazem? O que você sente por elas?"

R: reflexões.

Descrição do processo de funcionamento de uma padaria (básica)+(somente pães).

R: De forma suscinta, precisamos de:

Uma edificação: alugada de uma imobiliária ou de um proprietário ou de propriedade própria;

Local limpo: tarefa do pessoal da limpeza;

Da localização certa e compartimentada dos ambientes: fruto de projetos de arquitetura, engenharias e mão-de-obra civil;

Da infra-estrutura: fornecedor de equipamentos e mobiliários específicos;

Dos insumos para o pão: materiais obtidos dos fornecedores;

De mão-de-obra especializada e específica para a produção de pães;

De um profissional administrador que controle todos os processos, desde os cálculos de custos dos materiais e equipamentos necessários para a produção do pão, manutenção dos equipamentos e reposição dos insumos, cálculo do tempo gasto para todo o processo de produção e funcionamento do estabelecimento, pagamentos de honorários e impostos em geral, de contratação de outros serviços, divulgação do estabelecimento até o controle do lucro final pelo tempo estimado.

O processo de produção do pão em sí envolve o profissional panificador e os ajudantes de cozinha que levarão o pão do forno até o cesto e do cesto até o local de exposição da mercadoria. A partir disso, entram os atendentes dos clientes e o caixa responsável em seu devido local para receber dos clientes, o faturamento no processo dos pães.

Um produto bem desenvolvido e finalizado realmente representa um aumento na qualidade de vida do consumidor final, pois trás conforto na segurança de comprar em um estabelecimento confiável, dos insumos e equipamentos usados na produção, da qualidade no manuseio e proporção dos ingredientes pela mão-de-obra especializada, do tempo de preparo controlado e fiscalizado, na proteção do produto com embalagens de confiança e de boa aparência até a simplicidade no pagamento e bom atendimento do estabelecimento. (Comentário pessoal sobre um trecho realçado do livro de administração 1, capítulo 1, página 31)

Conceitos importantes: organização em um processo de produção, processo em uma produção, coordenação dos processos, eficiência em uma produção, eficácia em uma eficiência, objetivos à serem alcançados, valorização do entendimento de administração.

A família é uma organização

A família tem um objetivo comum? Qual é (quais são)?

R: Ficar unida, sobrebviver às crises econômicas, se ajudarem com as necessidades de cada um, passar os poucos momentos felizes juntos, dividir as tarefas de casa e fora de casa no âmbito da família, gerenciar as economias e economizar juntos quando necessário, pensar no futuro e no conforto de cada integrante, se comunicar sempre que possível, resolverem juntos quando um problema aparece, trocar idéias e conhecimentos, enfim, trabalharem juntos para resolver os problemas.

Quem é (ou quem são) o(s) administrador(es)?

R: A família é administrada em partes, cada um com o seu grau de responsabilidade, onde os mais velhos e experientes são os tutores.

A organização é eficaz (ela atinge os resultados desejados)?

R: Assim como numa empresa ou negócio, nem sempre os problemas são bem resolvidos por falhas de administração da economia, falta de qualificação ou mínimo de bom senso, às vezes por má vontade de uma ou mais partes, problemas psico-emocionais ou de saúde, etc. É importante observar que a família é o resultado da ação de cada um dos indivíduos.

A organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com