TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Atividades Complementares Presenciais

Por:   •  27/2/2021  •  Resenha  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE:

Maiara da Silva Vidal

COMPONENTE: Atividades Complementares Presenciais I

PROFESSOR: Afonso Valau Junior

ATIVIDADE Nº: Atividade 1 Resenha Modulo I

POLO: Senac Centro Historio

LOCAL E DATA: Porto Alegre 25/02/2021

Contextualização com o mercado e perfil profissional

O profissional formado na área de qualidade atua em atividades relacionadas em qualidade geral, criando procedimentos, relatórios para o sistema de gestão de qualidade. Ele também analisa não conformidades de produtos e serviços auditorias, internas e externas.

Mercado de trabalho para o profissional do nível técnico da área da qualidade

Um técnico de qualidade pode atuar em diferentes áreas, na minha opinião isso que faz ter o diferencial, não abrange somente uma setor e sim podemos ter a possibilidade de atuar em vários setores, sendo eles: automotivos e metalúrgico da indústria, alimentício em geral, setor de saúde especialmente hospitais, clinicas e laboratório, bancos e empresas de serviços de hotelarias, telefonia, internet, energia, saneamento, transporte, plano de saúde e educação, no comercio em geral, lojas de vestuário e caçados, óticas, restaurante e revendas de veículos.

Atuação e atividade do técnico em qualidade em diversos segmentos.

A atuação de um técnico em qualidade é no controle, inspeção na garantia e até mesmo na gestão da qualidade.

Exemplos de atuação

• Elaborar/Executar

Elaborar manuais, procedimento, diagnósticos e relatórios e processos de qualidade das empresas e executa a auditoria interna de qualidade e acompanha a auditoria externa.

• Identificação

Identificar inconformidades em produtos e processos, suas possíveis causas, ações corretivas e preventivas, capacitando assim as equipes de trabalho das empresas para a disseminação da cultura das empresas.

• Registrar

Registrar o controle de qualidade em formulários de acordo com as normas pré-estabelecidas.

• Divulgar

Divulgar os procedimentos de qualidade e propõe ações de informações e formação específica.

Nessa parte o que me chamou atenção, é que na indústria, por exemplo, podemos atuar na área da inspeção analisando os produtos numa linha de produção, mas em outros setores pode atuar em diferente atividade, tal como gestão da qualidade por meio de auditoria.

Para atuar com a qualidade temos que ser criterioso e optar sempre pela excelência, ter um olhar profissional que pode fazer a diferença na empresa, sendo assim, é essencial ter o técnico em qualidade.

O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações

A qualidade e a certificação ISO oferecem oportunidades de melhorias em vários aspectos, com os colaboradores, investidores, clientes e fornecedores, governo e sociedade e meio ambiente.

A qualidade possibilita a competitividade para as empresas, aumenta a produtividade, diminui os custos, assim automaticamente aumentando os lucros. Possibilitando um relacionamento bom com os cientes e fornecedores.

Para mim a e indiscutível a importância que a qualidade exerce dentro de uma empresa, está diretamente relacionada com o sucesso podendo bater de frente com os concorrentes do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com