TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Vídeo Aula

Por:   •  7/5/2023  •  Resenha  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha da vídeo aula nº 1

Contextualização com o mercado e perfil profissional:

De acordo com a vídeo aula podemos ver que o técnico em qualidade pode atuar em diversos segmentos do mercado como na indústria, alimentação, saúde, banco, educação, transporte, comércio, telefonia, energia e etc.

O profissional da área necessita ter características especificas como proatividade, flexibilidade, adaptação, motivação em mudanças, perfil de liderança, fácil relacionamento interpessoal, colaboração em equipe, comunicação clara e objetiva e organização.

Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade:

Um dos personagens do vídeo trabalha como recepcionista de um hotel e realiza o curso técnico em qualidade. A empresa em questão tem buscado crescimento para excelência em seu negócio e o personagem foi convidado para participar desse projeto.

Percebe-se que a empresa tem oferecido oportunidade para este personagem crescer juntamente com organização. Podendo ele reunir a parte teórica do curso e aplicar na prática com a empresa.

Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos:

Ele pode atuar na inspeção da qualidade, indicadores, elaboração de dados, realização de testes, auditorias internas e externas, pesquisas de satisfação, testes e treinamento.

A Gestão da qualidade está vinculada a empresa como um todo, ela tem um olhar com foco na excelência, dando destaque a empresa frente ao mercado atual, fazendo a diferença no negócio.

O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações:

O papel da qualidade é satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes em produtos e serviços prestados.

Com as exigências do público atual é necessário cada vez mais investir em processos de melhoria em produtos e processos, buscando excelência constantemente.

Este processo de melhoria traz benefícios a todos: aos colaboradores, clientes, fornecedores, investidores, governo, sociedade e meio ambiente.

Com colaboradores que cumprem as expectativas do proprietário, clientes consumindo, fornecedor com a entrega de um produto ou serviço, acionista com o investimento de recursos, governo com arrecadação de impostos, a sociedade e meio ambiente com instalações de novas empresas.

Cases de sistemas da qualidade:

O vídeo nos mostra alguns exemplos de processos e características da gestão da qualidade, como foi no caso da empresa Móveis Cabral, que trabalha com móveis residenciais, empresariais e do setor de hotelaria, conquistaram a certificação ISO 9001.

Melhoraram o atendimento das exigências dos clientes, investiram em capacitação de seus colaboradores. Desde que implementaram a certificação vem se destacando no mercado de trabalho, gerando crescimento e novos clientes.

Na empresa Usinagem Vértice foi implementado a ISO/TS 16949 devido exigência de clientes.

No início houve resistência dos colaboradores com a mudança dos processos em novas rotinas, mas os benefícios foram percebidos depois da implementação do  sistema 5S: Senso de utilização, Senso de organização, Senso de limpeza, Senso de padronização e Senso de disciplina. Por fim conquistaram a ISO 9001, se destacando entre demais empresas.

E por último na empresa de Desenvolvimento de software chamada Vector Softer foi implementado a certificação a 3 anos e eles puderam ver ganhos após esse período como foi no caso de mapeamento de processos desconhecidos por alguns colaboradores e atenção com a qualidade dos seus produtos, agora documentados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com