TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade discursiva - Etica , politica e sociedade

Por:   •  2/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  3.784 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA

ATIVIDADE DISCURSIVA

ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

Aluno (a): ´

Curso:

Matrícula:


ANÁLISE

Ao Longo da história, o homem sempre teve necessidade natural de ter um líder ou um governante que pudesse tomar decisões em nome de um grupo de indivíduos. Para isso, foram criados diferentes estilos de governo, tais como: Democracia republicana, monarquia parlamentarista, republica ditatorial, etc.

Jean-Jacques Rousseau, importante filósofo e teórico político, acreditava que os indivíduos de uma nação deveriam ter total poder de decisão dentro de um estilo de governo onde o representante apenas tornasse real o desejo do povo. Nesse modelo governamental, o individuo abriria mão de sua liberdade natural para se submeter a leis e direitos de cidadão.

Segundo o Texto do Jornal Estado de São Paulo, a partir de 1988 a participação popular nas decisões políticas foi integrada com mais força no nosso país. Desde então o povo tem voz suficiente para apresentar projetos de lei e opinar sobre as decisões políticas. Esse molde vislumbra a ideia de um governo perfeito segundo Rousseau. O texto também sugere que deveríamos aproveitar essa era digital, onde todas as notícias e a comunicação são muito mais velozes, para estreitar a relação entre os cidadãos, principalmente dos jovens, e a esfera política. Assim as decisões tomadas pelos nossos representantes espelhariam mais fielmente a opinião pública da maioria dos indivíduos. Com isso, a ideia de que não temos escolha e que as coisas nos são impostas, aos poucos iria mudar, incentivando um crescimento baseado na necessidade real da população.

Logo, conclui-se que a participação pública nas decisões políticas é extremamente crucial, pois, além de refletir os desejos da maioria da população, permite que os indivíduos se tornem cada vez mais críticos e seletivos na hora de escolher os representantes.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Jacques_Rousseau

  • http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/consumidores-hedonistas-quem-sao-e-como-compram/62323/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (161.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com