TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva etica, politica e sociedade

Por:   •  21/6/2017  •  Dissertação  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  2.796 Visualizações

Página 1 de 4

AD 1 – Questão 1

O voto consciente é a ferramenta mais importante para a construção da soberania de qualquer país democrático. Infelizmente a corrupção sistemática e más administrações que sempre existiram em nosso país levaram os cidadãos a uma descrença com a classe política, dessa forma grande parte dos eleitores não acredita que seu voto possa realmente fazer alguma diferença na busca por um Brasil melhor e mais justo, e por isso usam seu voto em busca de ganhos pessoais. Se junta a este fato a péssima educação oferecida e a baixa escolaridade, o que dificulta ainda mais a busca por informações dos candidatos, e chega-se ao cenário atual lamentável na política.

AD 1 – Questão 2

A participação política de todos os cidadãos é de suma importância para a construção de um país mais justo. Percebe-se uma maior mobilização da população em relação à política, mesmo que ainda esteja longe da ideal. Desde 2013, quando teve início uma onda de protestos por todo o país, cidadãos que nunca antes haviam tido nenhuma participação política começaram a se interessar pelo tema, o que é um grande avanço no caminho para se chegar a um processo eleitoral com mais consciência e menos manipulação por parte dos interessados no jogo de poder.

Por outro lado, percebe-se uma polarização muito evidente na população, o que dificulta o diálogo entre as partes e a busca pelo meio termo, essencial para que o país possa ter condições de prosperidade para todos os grupos, principalmente em um país heterogêneo como o nosso. O que há de positivo é que estamos mais perto de atingir este patamar do que estávamos há alguns anos, uma vez que esta maior participação política está levando o cidadão comum não só a um voto mais consciente, mas também a uma cobrança constante dos políticos eleitos uma postura mais ética e comprometida com seu mandato.

AD 1 – Questão 3 – A)

Os textos apresentados demonstram claramente a diferença de visão sobre o mesmo tema. O ser humano tem suas convicções, e é impossível ignorá-las quando se está avaliando qualquer assunto. Por este motivo, mesmo de posse dos mesmos dados, o resultado final de uma análise pode originar opiniões completamente distintas sobre qualquer política pública. Todavia, esta diferença de pensamentos é essencial para a evolução das políticas públicas e da democracia no país. Caso apenas opiniões de um lado se sobressaiam, corre-se o risco de cairmos na “unanimidade burra”, e sem as críticas tão necessárias para a evolução e contínua melhoria que se deve buscar.

O grande problema de existirem tantos “especialistas” é que grande parte da população acredita no pressuposto que os especialistas fazem uma análise puramente técnica e isenta de ideologia, e pela incapacidade de raciocínio que infelizmente existe no Brasil, estes ditos especialistas se tornam grandes formadores de opinião. Desta maneira, cria-se um terreno fértil para a polarização política e o crescimento das extremas-direita/esquerda, que são tão perigosas para a pluralidade de ideias e evolução da sociedade.

AD 1 – Questão 3 – B)

Ao avaliar uma política social, naturalmente o fazemos através do filtro da nossa perspectiva ideológica, nossos valores e experiências de vida. Seria ingênuo pensar que qualquer pessoa é capaz de ter uma opinião completamente isenta, e por este motivo cada um de nós, cidadãos, devemos ter bastante cuidado ao lermos notícias a favor ou contra partidos, políticos, políticas públicas e quaisquer assuntos que influenciem nossa vida, tentando sempre absorver o útil a fim de formamos nossa própria opinião.

AD 2 – Questão 1

O artigo 216 da Constituição Federal de 1988 ampliou a definição até então estabelecida de Patrimônio do Brasil. O conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com