TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Compliance

Por:   •  19/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

MATRIZ do parecer

[pic 4]

        

Elaborado por: Jorge Pedro Firmino Filho

Disciplina: Compliance

Turma: 1121-1_12


Cabeçalho

Órgão solicitante : Laboratório Remédios & Medicamentos Ltda

Assunto: Análise do caso envolvendo a aquisição de materiais próximos do vencimento.


Ementa

Neste relatório serão analisadas as seguintes questões:

  • Análise das obrigações do auditor interno da empresa.

  • Análise da atuação da alta direção com base nos princípios do compliance e da governança corporativa
  • Posicionamento quanto a função do auditor interno
  • Posicionamento quanto a independência do auditor interno comparado ao compliance officer

Relatório

Fui contatado pela empresa Laboratório Remedios & Medicamentos Ltda. para apresentar um parecer quanto a uma situação envolvendo uma descoberta do auditor interno, Claudio, que durante uma auditoria descobriu que grande parte dos remédios injetáveis para crianças acima de 2 anos estava para vencer em 3 meses.

Ao que fui informado, o auditor informou a alta direção, que afirmou conhecimento da aquisição, com motivos de melhores condições comerciais relacionadas a um preço melhor, devido a proximidade da data de vencimento. A alta direção informou ao auditor que por ser um funcionário da empresa, deveria se abster do assunto.


Fundamentação

Antes de realizar as análises sobre a atuação do auditor e da alta direção, alguns pontos devem ser levados em consideração sobre a ocorrência encontrada. Conforme preconiza o Conselhor Regional de Fármacia, as questões que tangem a comercialização de medicamentos com prazo de validade próximos ao vencimento, constam na RDC nº 44/09 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa.

A RDC nº 44/09, “Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos…” que em seu artigo 51, consta que “A política da empresa em relação aos produtos com o prazo de validade próximo ao vencimento deve estar clara a todos os funcionários e descrita no Procedimento Operacional Padrão (POP) e prevista no Manual de Boas Práticas Farmacêuticas do estabelecimento.”

Paragrafo 2º - “É vedado dispensar medicamentos cuja posologia para o tratamento não possa ser concluída no prazo de validade.

Neste contexto, a aquisição dos medicamentos com validade próximo a data de vencimento, não impedem a comercialização dos mesmos, deste que atendam os critérios estabelecidos pela RDC nº 44/09 e o Regimento Interno da empresa, caso haja tratativa sobre o tema.

Fatores como demanda comercial podem ser considerados, como exemplo, podemos citar a aquisição de doses de vacina de covid-19 pelo governo federal, que mesmo ciente do curto prazo de validade dos produtos, entendeu que a demanda era necessária e a utilização dos produtos seria feita antes do seu vencimento, conforme matéria de Flávia Correia, ao Olhar Digital.

Análise das obrigações de Claudio como auditor e da empresa como empregadora

O auditor interno, Claudio, é responsável por fiscalizar a o cumprimento dos processos da organização, sendo responsável por gerenciar os riscos e controles, com objetivo de auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos operacionais, financeiros e estratégicos.

Conforme Coelho e Santos este pode ser considerado um modelo de auditoria dos processos de negócios, onde o auditor analisou os riscos, buscando maior trasnparência e governança corporativa, levando as informações para os adminsitradores, que baseado no principio da competência, entende-se que na observação do auditor, encontrou-se uma não conformidade e assim notificando a alta direção, pois a aquisição dos produtos com vencimento em 3 meses, são contrários aos processo de compra da empresa.

Quanto as obrigações da empresa, a mesma entendeu que comercialmente a situação apresentanda era viável, assumindo possiveis perdas do estoque, pois classifico que a empresa não ousaria comercializar os produtos fora do periodo de validade útil, e caso o fisesse estaria cometendo infração grave, com risco a imagem da empresa, patrimônio e reflexo negativo perante a sociedade e consumidores.

Cabe a empresa, analisar a ocorrência deste caso e modificar os processos de compra, assimilando os possiveis bônus e ônus das ações que passarão a ser tomadas, lembrando que as variavéis deste processo, são limitadas pelas normas reguladoras e Leis do modelo de negócio, ou seja, não se pode comercializar produtos fora da vida util, pois uma irregularidade no processo de compra, fere o principio da transparência.

Análise da atuação da alta direção com base nos princípios do compliance e também da governança corporativa

De acordo com a Controladoia Geral da União, na publicação do programa de integridade para empresas privadas, o primeiro dos cinco pilares para a implantação do programa de integridade é o comprometimento e apoio da alta direção, por serem os principais promotores do programa, precisam estar engajados na cultura ética e respeitando as Leis e normas determinadas pelo programa, servindo de exemplo os demais colaboradores.

Assim sendo, a falta de apoio da alta direção, demonstra um descompromisso com o programa de integridade, pois é tarefa da alta direção estruturar e promover uma política de anticorrupção, que ao repreenderem o auditor Claudio, demonstram possivel descomprimento do processos da empresa priorizando os pontos comerciais da transação, buscando o impedimento no exercício da sua atividade.

Posicionamento informando se, na sua opinião, Claudio realmente deve obediência aos gestores da organização no caso apresentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (317.2 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com