TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE INDIVIDUAL COMPLIANCE

Por:   •  23/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Estudante: Bianca Pignata Carezzato

Disciplina: COMPLIANCE

Turma:

PARECER SIMPLIFICADO

1. Atuação da alta direção

A Alta Direção de uma companhia é o maior exemplo de cumprimento de normas, regras e princípios éticos, quando falamos em normas de compliance e governança corporativa. Podemos dizer que a postura adotada pela Alta Direção impacta, diretamente, na construção de valores e princípios que são pilares de uma cultura empresarial.

Vejamos o entendimento da doutrina de Giovanini (2017, p. 460): "O líder máximo da organização deve incorporar os princípios desse Programa e praticá-los sempre, não só como exemplo aguardado pelos demais, mas também para transformar, na realidade, sua empresa num agente ético e íntegro". 

A alta direção tem um papel fundamental na sua função engajar o comprometimento de todos os funcionários com um programa de compliance efetivo, que preze pela integridade, ética e princípios:

 [pic 3] 

Nota-se que, o caso exemplificado na questão vai de encontro com tudo aquilo que uma efetiva alta direção deve fazer, justamente porque incentiva e obriga demais funcionários a compactuarem com a má prática de governança corporativa.

Ainda, percebe-se que a alta direção agiu priorizando seu interesse econômico quando justifica que a compra do medicamento é menos custosa próxima ao vencimento, além disso, houve um claro abuso de limites morais, éticos e legais, inclusive digna de caracterização de irresponsabilidade comercial, podendo a empresa e o auditor, caso adote uma postura omissiva sobre o episódio, responderem pelo eventual dano causado a algum de seus consumidores, tanto na esfera cível quanto na criminal, além das sanções administrativas. Vejamos o que dizem os artigos 186 e 927, ambos do código civil:

Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Parágrafo único. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

Ademais, a Lei Anticorrupção (lei 12.846/2013) regulamenta a responsabilidade objetiva por crimes cometidos pela pessoa jurídicas, bastando a presença do nexo causal para que se caracteriza infração aos dispositivos da Lei.

Portanto, resta claro que a conduta da alta direção, que visa apenas lucros e baixo custo, pode custar caro em um eventual incidente envolvendo a compra de medicação próxima ao vencimento. A implementação de um programa de Compliance, integridade e governança corporativa pode ser a chave para uma empresa ética, que preza pelas boas práticas de mercado.

2. Posicionamento sobre o episódio

Claudio, como auditor interno da empresa, e, cumprindo seu papel hierárquico deve notificar a empresa, através de relatórios de auditoria, relatando os fatos, as irregularidades e consequenciais de uma ação irregular da alta direção.

É dever do auditor interno a fiscalização de anormalidades dentro da companhia e o apontamento dessas irregularidades junto a alta direção, apontando melhorias para que soluções sustentáveis possam ser seguidas, entretanto, sua posição desfavorável em relação a hierarquia, permite que ele apenas cumpra o que foi determinado, já que o funcionário deve obediência aos seus superiores.

Veja que estamos falando de um auditor interno, que possui vínculo empregatício com a empresa e, em troca de seus serviços, recebe a contraprestação, ou seja, sua remuneração, colocando o auditor interno em uma posição vulnerável e oprimida pela vontade de seus líderes. O que o Claudio poderia fazer é uma denúncia aos órgãos fiscalizatórios, já que estes podem garantir o sigilo da denúncia.

Muitas vezes a figura do auditor interno é confundida com o compliance officer, já que ambos devem trabalhar juntos no monitoramento e prevenção de irregularidade, porém, o compliance officer possui o dever de atuar como um verdadeiro fiscal da lei, princípios, normas e governança, independentemente da imposição da alta direção. Vejamos o entendimento de Jane Dias Gomes de Souza:

O compliance officer é responsável por assegurar que as atividades de monitoramento e testes estejam implantadas e devidamente documentadas, bem como periodicamente avaliadas em sua eficácia. Além disso, deverá o compliance officer identificar desvios, descolamentos e violações; documentá-los corretamente e desenvolver ações corretivas, em conjunto com as linhas de negócios, certificando-se de que tais ações tenham sido adotadas. (SOUZA, 2013, p. 30).

Portanto, nota-se que a função do compliance officer é muito mais do que identificar qualquer desvio ético ou moral, mas sim, criar programas para mitigar qualquer sinal de irregularidade dentro da companhia e, caso se constate, que comunique a alta direção imediatamente e, ainda assim, caso nada se modifique, existe a obrigação legal de se comunicar órgãos do poder judiciário.

3. Medidas sugeridas

A partir da situação explanada, RECOMENDA-SE:

  1. a contratação de um compliance officer para fazer o papel de conselheiro da alta direção, bem como monitorar, criar, mitigar e investigar eventual irregularidade dentro da companhia;
  2. o treinamento de funcionários

*Referências bibliográficas

Caso faça uso de fontes de pesquisa, liste-as de acordo com os referenciais da ABNT.

GIOVANINI, Wagner. Programas de Compliance e Anticorrupção: importância e elementos essenciais. In: SOUZA, Jorge Munhós de; QUEIROZ, Ronaldo Pinheiro de (Org.). Lei Anticorrupcao e Temas de Compliance. 2. ed. Salvador: Juspodivm, 2017. p. 457-473.

https://www.migalhas.com.br/depeso/354942/parecer-da-conduta-etica-de-auditor-interno-compliance-officer

SOUZA, Jane Dias Gomes de. A importância da função de compliance em instituições financeiras. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como um dos requisitos para a conclusão do curso de MBA Executivo em Finanças, Ibmec Business School, Rio de Janeiro, 2013.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (255.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com