TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ausência de impedimento legal para o exercício da empresa

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO ETAPA 1

A empresa é uma atividade e, como tal, pode ser desenvolvida pelo empresário unipessoal ou pela sociedade empresária. Segundo o Código Civil brasileiro, considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços. De acordo com a legislação, não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

Para a condição de empresário são necessários alguns requisitos básicos citados abaixo:

- Capacidade jurídica;

- Ausência de impedimento legal para o exercício da empresa;

- Efetivo exercício profissional da empesa;

- Regime jurídico peculiar regulador da empresa;

- Registro.

Também é necessário que a pessoa possua capacidade, que segundo o código civil é adquirido com a maioridade ou com a emancipação, e não seja um funcionário público.

Profissionalismo

O profissional envolve três ordens:

1) Um empresário não é aquele que organiza os fatores de uma produção, um empresário é aquele que exerce suas tarefas todos os dias se planejando para conseguir chegar em seu objetivo.

2) O empresário tem que contratar seus empregados pois serão eles que irão produzir tudo aquilo que foi planejado fazendo circular os bens ou serviços.

3) O empresário vai adquirir informações de um determinado produto ou serviço que a sua empresa fornecera ao mercado de trabalho.

Atividade Econômica

O empresário entra no mercado buscando lucros e riqueza.

Atividade Organizada

A empresa deve ser bem organizada principalmente quando o empresário exerce os fatores de produção para que seus bens e serviços sejam realizado.

RELÁTORIO ETAPA 2

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências para a abertura da imobiliária, tais como:

* Registro na Junta Comercial ou Títulos e Documentos;

* Registro na Receita Federal;

* Registro na Prefeitura do Município;

* Registro no INSS; (Só quando não tem o CNPJ - Pessoa autônoma - Receita Federal);

* Registro no sindicato patronal;

* Registro no CRECI.

Também se faz necessário que a imobiliária trabalhe de acordo com a Lei n° 6.530/ 78, que rege esta atividade.

   

Para estar realizando o registro do contrato Social da empresa será preciso: Requerimento assinado pelo representante legal da sociedade, solicitando o registro, dele devendo constar o seu nome por extenso, cargo, identidade e residência. e cópia(s) do contrato social ( sociedade simples ou sociedade simples limitada).Prova de identidade do(s) administrador(es) da sociedade, mediante apresentação do original ou cópia autenticada de um dos seguintes documentos: cédula de identidade, certificado de reservista, carteira de identidade profissional e carteira de estrangeiro. O documento deverá ser apresentado para exame.

  No caso de sócio menor de 16 anos, assinatura do representante. Sendo maior de 16 e menor de 18 anos, sujeito aos efeitos da menoridade, assinaturas do menor e do assistente. Abaixo das assinaturas das testemunhas: nome completo, número da identidade e do órgão expedidor. Abaixo das assinaturas das testemunhas: nome completo, número da identidade e do órgão expedidor,qualificação de sócios pessoas físicas, procuradores, representantes e administradores.

Cadastro do CNPJ

O CNPJ compreende as informações cadastrais das entidades de interesse das administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.A administração do CNPJ compete à Secretaria da Receita Federal do Brasil.Para a realização do cadastro precisaremos: Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica, que poderá ser preenchida via PGD – download e transmitida exclusivamente pela Internet por meio do Programa Receitanet, ou preenchida diretamente no sítio da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) http://www.receita.fazenda.gov.br.O   Quadro de Sócios e Administradores, Ficha Especifica de interesse do órgão convenente,e Documento Básico de Entrada do CNPJ (DBE) ou Protocolo de Transmissão.Poderá também ser realizado os cadastros em: Delegacias da Receita Federal do Brasil, Centros de Atendimento ao Contribuinte, Delegacias Especiais de Instituições Financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com