TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcionamento da residência legal da empresa

Projeto de pesquisa: Funcionamento da residência legal da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.940 Palavras (12 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 12

Título do Projeto

I – INTRODUÇÃO

Este trabalho relata um pouco do funcionamento da empresa Residência Jurídica, que trabalha no segmento da educação na área de concursos públicos, preparação para exame da Ordem e cursos de Pós-Graduações. Na mesma podemos identificar diversas disciplinas vistas em sala de aula, como Atendimento ao Cliente, Marketing, Contabilidade, mas o que mais nos chamou atenção foi a Estrutura Organizacional e Processos de Decisões.

A estrutura organizacional é um recurso que todas as organizações utilizam. É também uma estratégia, por meio da qual cada organização mobiliza seus recursos. Para montar uma estrutura organizacional eficaz, que facilite a realização dos objetivos, os administradores devem levar em conta diversos fatores internos e externos. Dependendo do comportamento desses fatores, a estrutura precisará ser alterada, para ajustar-se dinamicamente a novas circunstâncias.

Os processos dentro das organizações acontecem em todos os níveis, seja no chão de fábrica ou no topo responsável pela administração estratégica da empresa, e influencia no desempenho da organização, pois orientam no comportamento das pessoas rumo às escolhas de uma alternativa que pode estar em constante mudança.

Operações acontecem em toda organização e são importantes para cada departamento, saber descrever cada operação facilitando o processo, a atividade em conjunto que parte de um ou mais insumos que vão desde trabalhadores, ate equipamentos e instalações, quando ocorre da melhor maneira facilita o trabalho dos clientes internos que buscam os melhores resultados de bens e serviços para melhor satisfação do cliente externo.

Para facilitar as operações cada processo é dividido em sub-processo, uma espécie de desfragmentarão que mostra cada parte do processo nos mínimos detalhes, que no final se juntam para formar um conjunto completo de serviços.

Quando produzidos com melhor eficiência os produtos gerados por processos podem manter uma boa qualidade sem desperdício, o que pode diminuir o custo dos insumos e implicara no aumento da produção.

No atual modo de produção as empresas precisam prosperar, pois por muitas vezes umas necessitam de insumos das outras, cada uma especializada em um tipo de produto ou serviço que passa de organização para organização ate chegar ao consumidor final, um processo interessante, em que empresas fabricantes ou prestadoras de insumos diferentes prosperam para que a satisfação do cliente final advenha de seus produtos que muitas vezes vem de diversas partes do mundo.

A competência é um fator fundamental para que o processo ocorra de maneira rápida e satisfatória, a estrutura física também deve ser bastante estudada, melhorando assim o desempenho da produção, alem da preocupação de qual grupo de cliente o produto ou serviço prestado será destinado, saber o que eles realmente necessitam. Quais etapas do processo serão necessárias para atingir o resultado desejado para o cliente, qual o custo para o produto ter a qualidade necessária, e qual o envolvimento do cliente no processo verificando o seu grau de participação.

É necessário implementar melhorias no processo, sempre se atualizando às novidades do mercado, por vezes uma mudança radical na tentativa de melhorar todos os processos e desempenhos em termos de custo,qualidade rapidez, que é a reengenharia de processos.

O modelo de organização por processo é bastante eficiente, mais diversas empresas não tem a noção de que passos seguir, outras sabem se organizar por processo o que facilita a tomada de decisão, outras não tem a certeza se a forma de organização por processo é adequada para sua empresa.

“As empresas são grandes coleções de processos.” (Gonçalves, 2000).

A idéia de processos não é nova na administração, é difícil mudar uma forma de organização para outra em pouco tempo, alem ter a noção do como ira ficar o funcionamento da organização depois da implantação do novo processo, tudo para obter o conforto qualidade, rapidez, e um custo mais barato, o que ira conquistar a satisfação do cliente que é o centro de tudo que é realizado nas empresas.

“Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa sem um processo empresarial.” (Gonçalves/RAE-jan/mar.2000).

II – EQUIPE TÉCNICA

Alisson Henrique (Responsável pelo setor de Marketing)

Edson Cavalcante (setor de Marketing)

Flávio Allan (Setor Administrativo)

Itallo Lima (Coordenador e Responsável pelo setor Administrativo)

Jaymisson Alexandre (Responsável pelo setor Administrativo)

Klinsmann Lúcio (Responsável pelo setor Financeiro)

Yasmin Allane (Setor Financeiro)

III – APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Com a missão de democratizar o acesso ao ensino de qualidade, a Rede de Ensino LFG é pioneira no ensino via satélite, que permite a transmissão de aulas, ao vivo, para todos os Estados brasileiros. A instituição é reconhecida em todo território nacional como especialista em preparatórios para carreiras públicas e exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A Rede LFG está presente em mais de 400 cidades, e tem como grande diferencial a qualidade do ensino via satélite, ao vivo com total interatividade entre professor e aluno.

As unidades dispõem de Internet Wi-fi para que os alunos possam mandar perguntas para os professores, como os estúdios de gravação ficam localizados em são Paulo, Rio de janeiro e Bahia e as aulas são transmitidas para todo o Brasil, ao vivo, os alunos usam esse meio para se comunicar com os professores em tempo real.

Vencedora do Prêmio Top of Quality de 2008, a Rede LFG foi reconhecida como uma das organizações que mais se destacaram na busca pela melhoria contínua do seu sistema de qualidade e que, conseqüentemente, contribuem para o desenvolvimento do país.

A Residência Jurídica surgiu em 29.01.2003, de um sonho entre três irmãos que visavam ser a primeira empresa aqui no Estado a transmitir aulas via satélite.

“Residência Jurídica é um sonho realizado.” (Sr. Amando Laranjeira- Dono da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com