TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE O DEPARTAMENTO FINANCEIRO E A FORMAÇÃO LEGAL DA EMPRESA NUBANK

Por:   •  1/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  5.491 Palavras (22 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA

Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

Rafael Rodrigues Pontes

PROJETO INTEGRADOR IA

RELATÓRIO SOBRE O DEPARTAMENTO FINANCEIRO E A

FORMAÇÃO LEGAL DA EMPRESA NUBANK

São Vicente

2020[pic 1][pic 2]

Sumário[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

Introdução...................................................................................................................3

1.Plano de Desenvolvimento de Pesquisa................................................................5

2.Nome da Empresa e Ramo de Atividade................................................................6

3.Legalidade na Constituição da Empresa...............................................................8

4.Descrição das Atividades Financeiras na Empresa............................................13

Considerações Finais..............................................................................................18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .........................................................................21

  1. INTRODUÇÃO

As mudanças no processo de interação econômica, politica, social e cultural dos últimos anos fizeram com que as empresas se deparassem com um novo contexto, a globalização, e como consequência disso uma competitividade cada vez maior e um consumidor cada dia mais rígido. Os clientes Millennials (geração de 24 a 34 anos) possuem uma relação mais exigente e adaptada ao mundo digital, e agora cabe a cada empresa se ajustar a essa nova realidade, buscando alternativas e desenvolvimento.

O Nubank, startup que oferece cartões de crédito, surgiu como uma proposta jovem, em uma plataforma moderna e personalizada. A empresa oferece uma experiência mais simples a esses consumidores, cortando camadas de burocracia para adquirir e usar um cartão de crédito. Para adesão ao serviço não é preciso ter conta em banco ou pagar anuidade. Além disso, a facilidade de acesso e informalidade na comunicação com o cliente, se torna um diferencial competitivo diante do método tradicional das operadoras de crédito.

A startup em questão, se autodenomina como uma empresa de tecnologia que presta serviços financeiros. Na denominação do mercado, essa startup é uma Fintech, ou seja, empresa que tem como característica, uma estrutura operacional reduzida, tecnologia de ponta e gestão moderna. Dessa forma, reduz custos e entregam com mais agilidade seus serviços, aproveitando o alcance ilimitado da internet para atender seus clientes.

O Nubank pode ser considerado o expoente nacional dessa indústria de finte hs, fazendo parte do grupo de elite das startups financeiras. Além disso, recebeu investimento de grandes nomes como Sequoia Capital, que deu suporte para o crescimento de grandes empresas como o Google, PayPal e WhatsApp e o Tiger, financiador do Netflix, LinkedIn e Netshoes.

As Fintechs demostraram a capacidade de reinventar o sistema criando novos caminhos para resolver os negócios. No caso das startups financeiras, elas apresentam uma nova alternativa e não uma ameaça aos bancos. No Brasil, essa startup se apoiou em uma grande carência: um público ávido por novidades e extremamente insatisfeito com a oferta atual dos serviços financeiros.

No inicio, para obter o cartão de crédito oferecido pelo Nubank, era necessário ser convidado por alguém, o convite era enviado por dispositivos mobile e o link dava acesso a plataforma do Nubank. A promessa de um cartão de crédito sem anuidade, sem tarifas e tecnológico agitou os consumidores a ponto de ficarem em uma fila de espera para obter o serviço. Nesse contexto, a criatividade e o atendimento humanizado surge como uma oportunidade de crescimento. O grande desafio esta em traduzir de forma simples e intimista o que é complexo e muitas vezes burocrático.

Dentro da avaliação desta empresa escolhida, Nubank, será descrito seu processo financeiro neste projeto levando em conta todo o conceito aprendido nas disciplinas anteriores entre marketing, recursos humanos, gestão empresarial, finanças e direito. Aplicando a teoria na pesquisa e desenvolvimento de texto para elaboração de um projeto mais completo e complexo a cada disciplina.

Com mais conhecimento das disciplinas aplicadas neste projeto, mais conteúdo será aplicado e consumido acrescentando não só ao projeto como no próprio ensino. A meta desejada com mais este projeto será aplicar todo o conteúdo em conjunto com as pesquisas elaborando e construindo material próprio e crescendo com pensamentos e opiniões novas. O desenvolvimento da pesquisa será minuciosamente analisado baseado em projetos, textos on-line e off-line, sites entre outros. Também foram analisados os principais canais de comunicação da empresa, o perfil social do Nubank no Facebook e o funcionamento do aplicativo na loja Google Play e App Store.

Será descrito os dados da empresa como nome, localização e ramo de atividade com informações detalhadas de sua criação. Um organograma com formação de seus integrantes também será criado para demonstrar sua hierarquia e também descrito suas funções.

Aplicando a disciplina de direito será analisado toda a função de legalidade da empresa, sendo tipo da empresa, previsão legal constando documentos oficiais provando a inscrição como empresa e dados dos funcionários fundadores da empresa.

As atividades financeiras da empresa serão descritas neste projeto dentre con tas, orçamento, custos, análise de crédito e etc. Informações do departamento financeiros com pesquisas no site oficial e dados de contas publicamente descritas em seu site serão informadas para entendimento de seu processo financeiro.

Por fim, a conclusão pessoal do projeto completo informando o aprendido com o processo, resumo dos dados e opinião pessoal.

  1. PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

O tema desse projeto é o departamento financeiro e a formação legal da empresa, sendo essa empresa a fintech Nubank, tendo por objeto de pesquisa diversos autores, artigos, notícias e fichamentos.

O tema Fintechs ainda é pouco explorado na produção acadêmica, principalmente no Brasil, em razão do pouco tempo de existência desse tipo de tecnologia no país. Diante de tal situação, o estudo se propõe a reunir o entendimento de diversos pesquisadores do tema, conciliando uma verdadeira troca de experiências da introdução desse mecanismo no mercado financeiro. Nesse sentido, busca-se aprofundar os conceitos que envolvem o tema, bem como expor as causas e efeitos da quebra de paradigma ocasionada pelo entrelaçamento da tecnologia com os serviços financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (366.1 Kb)   docx (365 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com