TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BARCELONA NO BRASIL: UM ARTIGO DE CONTRATOS

Resenha: A BARCELONA NO BRASIL: UM ARTIGO DE CONTRATOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Resenha  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

O BARROCO NO BRASIL: A ARTE DA CONTRARREFORMA

Em resposta à Reforma Protestante, a Igreja Católica movimentou-se em uma Contrarreforma, cujo objetivo maior era a propagação da fé católica e o ensino de sua doutrina. Em uma época onde a maior parte da população era analfabeta, a arte católica transforma-se em um complemento altamente persuasivo para o catecismo verbal. O barroco é, por excelência, o estilo artístico da Contrarreforma.

Enquanto os protestantes repudiavam o luxo dos templos e o uso de imagens nos cultos, o clero católico procurava transformar a liturgia religiosa em um verdadeiro espetáculo sensorial, capaz de cooptar mais seguidores. Todas as artes concorriam para a criação de uma “obra total”, unindo arquitetura, música, pintura, escultura e até mesmo teatro em um rico repertório simbólico e dramático, que se destinava a emocionar e incrementar a devoção.

A Igreja Católica atribuiu um papel especial às artes: representar a história da religião cristã através da arte seria de maior eficácia do que contá-la. Porém os estilos artísticos da época eram estáticos, rígidos e incapazes de transmitir as novas características que a Igreja queria dar ao Catolicismo. A arte teria de contribuir para despertar uma religiosidade de cunho mais profundo.

Desse modo, como uma forma de reagir ao movimento do protestantismo, a igreja encontrou no barroco um estilo adequado que serviria para alcançar seus objetivos de catequisar, evitar a perda de fiéis e disseminar a fé católica pelo mundo. A ideia era de que o uso de imagens para reprodução da Bíblia e da vida dos Santos se tornasse um recurso poderoso para a assimilação e o entendimento, e o barroco, com seu caráter didático, permitia que isso fosse possível.

Assim, esse estilo artístico tornou o interior das igrejas bem mais rico e colorido. As imagens dos Santos, da Virgem Maria, do Cristo passaram a emocionar através de expressões de agonia, ternura e compaixão.

O barroco foi o estilo que se manifestou em várias formas de arte na Europa ocidental e na América Latina, da metade do século XVI ao final do século XVII. A arte barroca é monumental, plena de detalhes dramáticos, dando origem, no século XVIII, a um estilo menos elaborado, chamado Rococó.

Contribuíram para a formação do estilo barroco três elementos da vida cultural da Europa ocidental. Primeiro, os artistas, a partir da segunda metade do século XVI, rebelaram-se contra a arte renascentista que era contida e primava pela harmonia, simplicidade e equilíbrio simétrico. Os pintores, arquitetos e escultores barrocos conseguiram estabilizar-se em formas mais dramáticas e rebuscadas. Por exemplo, um arquiteto renascentista devia recorrer a elementos retangulares para alcançar perfeição e beleza. Os arquitetos barrocos, mais dramáticos, substituíram os elementos retangulares pelos curvos.

Em segundo lugar, muitos soberanos europeus pretendiam um estilo artístico que exaltasse seus reinos. Magníficos palácios barrocos, como Versalhes, na França, e o Zwinger, na Alemanha, expressaram o poder e a autoridade do chefe de Estado.

O terceiro elemento foi a Contrarreforma nos séculos XVI (últimos anos) e XVII que provocou um sentimento de exaltação religiosa em diversas partes da Europa. As igrejas barrocas representam o drama e a emoção desse movimento religioso.

Costuma-se definir o barroco europeu como a arte do esplendor. Há uma estreita relação entre o desenvolvimento desta e as riquezas (pedras e metais preciosos) das colônias recém-descobertas. Uma pequena minoria de pessoas abastadas da Itália, França, Inglaterra, Espanha e Países Baixos procurou apoiar artistas que refletissem em suas obras a opulência das grandes fortunas.

O estilo barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil durante o século XVIII, 100 anos depois de seu surgimento na Europa e permanece aproximadamente até as duas primeiras décadas do século XIX. Em território brasiliense o barroco sofre influências portuguesas, francesas, italianas e espanholas. Mestres portugueses por hora se uniam aos filhos de europeus nascidos no Brasil e seus descendentes caboclos e mulatos para realizar algumas belas obras do barroco brasileiro. Assim, a adoção desse estilo vincula-se certamente ao descobrimento de minas e a consequente riqueza de algumas camadas da população. O barroco brasileiro coincidiu com o nascimento da consciência nacional, ao mesmo tempo em que a favoreceu. Contando com o apoio dos protetores das artes - paróquias, confrarias e associações religiosas - tornou-se a primeira possibilidade de expressão artística do país.

O barroco acaba se proliferando sobretudo no nordeste e no sudeste do país. É importante observar que o barroco brasileiro apresenta uma exceção, mesmo em um período grandioso das igrejas barrocas nacionais, essas são marcadas por um contraste entre a relativa simplicidade entre seus exteriores e suas ricas decorações internas, sinalizando com isso, a virtude de recolhimento, requisito necessário à alma cristã.

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com