TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BURGUESIA

Casos: A BURGUESIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  1.870 Visualizações

Página 1 de 2

"A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis".

Explique a frase acima, abordando os seguintes pontos:

- a relação entre o desenvolvimento dos meios de produção e as formas de dominação;

- o caráter revolucionário da burguesia;

- a posição dos trabalhadores na sociedade burguesa.

Desde sempre a sociedade busca desenvolver-se.

Muito embora, de forma tremendamente lenta como nos tempos feudais o processo de produção e troca passou por etapas evolutivas, sendo a burguesia um produto deste desenvolvimento. Seja o regime da servidão, no feudalismo; da manufatura do pequeno burguês, nas épocas absolutistas, do operário moderno, nas indústrias poluidoras recentemente criadas, sempre ouve uma classe dominada em confronto com as necessidades de domínio de outra classe, dita, dominante.

O caráter revolucionário da burguesia foi desempenhado como evolução natural de uma classe dominada que era, e que se tornou dominante após, mantendo o desenrolar cíclico da revolução, agora nos instrumentos de produção.

A burguesia não apenas proporcionou a evolução dos meios de produção. Concomitantemente, passaram a ser mais visíveis as alterações na sociedade e em sua forma social de existir. Agora, os trabalhadores são coadjuvantes; meros mecanismos da produção, algumas vezes repetidores de rotinas estafantes, desempenhando funções mecânicas. Sua produção vale por aquilo que trabalha, e se ele trabalha o mínimo, pouco também é o que receberá.

E neste desenrolar de produção desenfreada (as necessidades existem, a sociedade urge por produtos!) vão surgindo inimigos naturais nesta desenfreada guerra pelos lucros incessantes. Então, de modo a se manter intacta nesta constante guerra, a burguesia, quer seja contra a aristocracia ou outras burguesias, sejam elas nacionais ou estrangeiras, se vê obrigada a lançar mão de sua força e influência para compelir o proletariado ao movimento político. Ela sabe que fomentar o proletariado quanto à política, ensinando-o sobre aquele movimento, fará com que haja um embate 'inimigo versus inimigo' na qual se imagina vencedora desta batalha.

Porém, mesmo que consiga êxito nesta empreitada, é este mesmo proletariado que se utilizará desta arma política para se voltar contra ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com