TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assista Parte do Filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin

Por:   •  23/10/2022  •  Bibliografia  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

Desde os tempos dos egípcios a humanidade teve necessidade de uma organização maior para boas praticas em suas obras, e nesse sentido a humanidade vem se evoluído ao passar do tempo, chegando até a revolução industrial em 1750 onde a Inglaterra com sua invenção de maquina de tear se tornou líder mundial na fabricação de algodão, se tornando modelo de maior nação capitalista com a finalidade gerar cada fez mais lucros, e este progresso cientifico e tecnológico se espalhou para o mundo todo, onde surgem novas técnicas de maior produção, se tornando uma época de grandes avanços, denominada de “Revolução Industrial”, proporcionando excelentes resultados financeiros.

No final do século XIX, nascia o mundo da Administração, em decorrência do forte crescimento econômico e neste contesto nascem vários pensadores em buscas de soluções que pudessem desenvolver melhor tais atividades, sendo que podemos destacar dois:

-Henry Ford, ele amplia os estudos da racionalização do trabalho em série (esse torna o pai da indústria automobilística) e;

-Henri Fayol, que desenvolve a Administração Clássica.


A produção em serie foi desenvolvida por Henry Ford, que inovou ao inventar e adotar a utilização de peças intercambiáveis, na aplicação de montagem e a padronização em série, gerando assim um custo menor e com esta facilitação abriu o mercado para grandes produções em massa.

Em sua teoria desenvolveu três princípios básicos:


-Princípio da Intensificação;

-Princípio da Economicidade;

-Princípio da Produtividade.

Tais princípios podem ser percebidos no filme “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin,        e sua visão do período da revolução industrial, que nos mostra de uma maneira divertida e critica o dia a dia dos trabalhadores daquela época.

Como a intensificação de produção em serie em alta escala visando à obtenção de lucros sem se importar com os funcionários uma vez que estes eram considerados praticamente parte das máquinas e não seres humanos e suas limitações.

Onde no principio da Economia o importante era quanto maior a velocidade de produção menor é o custo de produção, aonde vimos no filme o “chefe” pedir para seja aumentado a velocidade da produção várias vezes, sem se preocupar com o empregado evidenciando o lucro sem se importar com o bem estar de seus colaboradores.

 E percebemos um dos grandes princípios de Henry que foi o Principio da Produtividade, com o sistema em que o trabalhador fica parado e o produto se desloca até ele pela linha de montagem, dando mais celeridade no processo industrial e consequentemente mais lucros. Sua metodologia apresentava algumas deficiências como:

-Há não diversificação de seus produtos e também não se preocupar tanto com os métodos administrativos e devido ao surgimento das leis trabalhistas seu método começou a enfraquecer.

Já para a gestão organizacional de Henri Fayol, foram elaboradas as funções administrativas através de organogramas, coordenando os objetivos da organização, valorizando o papel hierarquia nos mais variados tipos de empresas.

 E propôs 14 princípios da administração, onde podemos apresentar alguns, assistidos no filme de Charlie Chaplin, “Tempos Modernos”.

Sendo estes:

-Divisão do Trabalho;

-Autoridade e Responsabilidade;

-Disciplina;
-Hierarquia – Cadeia escalar.

Através da divisão de trabalho, conforme presentado no filme onde cada um dos funcionários tinha seu papel definido, em apertar parafusos bater martelo e outras..

Os funcionários seguiam as ordens do “chefe” quando este solicitava o aumento da velocidade dada por um supervisor deixando claro que existia uma Hierarquia conforme sua responsabilidade ocupada na fabrica, seguindo com disciplina as regras pré-determinadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com