TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CATEQUESE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA IGREJA CATÓLICA

Por:   •  30/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.845 Palavras (20 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

EDSON ANUAR OKOPNIK

PALESTRA 01: A CATEQUESE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA                      IGREJA CATÓLICA

I - Objetivos

- Apresentar como acontece a catequese de crianças e de adolescentes na igreja católica

-  Instigar os participantes a percepção da importância deste ensinamento na igreja.

- Entender porque se faz necessária esta formação.

II - Metodologia

            Nesta apresentação será necessário computador, projetor de multimídia e um painel, para apresentar o conteúdo sintetizado e para apresentar exemplos acerca do conteúdo.

            Também para inserção de pequenos trechos de filmes, objetivando complementar o que estará sendo exposto. O método de explanação será expositivo, com a possibilidade da participação ou questionamentos do público presente, através de exercícios e dinâmicas de grupo. É uma palestra que se destina a todos estudantes de teologia e pessoas em geral da sociedade.

III - Introdução

                 A catequese de crianças e de adolescentes na igreja católica é o ensinamento da fé católica, e ao contrário do que muitos pensam, ela não se restringe a “dar catecismo na igreja” embora este ensinamento seja priorizado nesta fase da vida das pessoas, ela pode ser feita a qualquer momento da vida das pessoas e pelas pessoas de qualquer faixa etária. O que se busca é encaixar cada um em uma proposta de evangelização, concernente com sua idade.

                Mas há uma prioridade em catequizar crianças e adolescentes pois, observa-se que nesta idade há uma possibilidade de empoderá-los com maior facilidade, para que eles deem frutos e que possam ser agentes da evangelização.

                 Contudo, o empoderamento para o desvirtuamento social de crianças e adolescentes também é mais vulnerável, por isso a igreja católica opta em instrumentá-los, para uma caminhada na fé em Jesus Cristo.  

IV - Desenvolvimento

                 A igreja católica, através da catequese propõe que cada membro da igreja faça uma                           caminhada. Então, as crianças fazem o curso de catequese para a Primeira Comunhão, onde são preparadas para receber o Corpo de Cristo e compreender um pouco mais a religião católica, a sua doutrina e os seus sacramentos.  Já adolescentes retomam os ensinamentos recebidos quando crianças os reforçando   ainda mais, e ampliando outros fundamentos da fé católica, buscando sempre observar a faixa etária, para que possuam a maturidade necessária e ou suficiente para receber o Espírito anto.

                Contudo, neste processo ocorrem outras situações, alguns se retiram da igreja, outros chegam quando adolescentes ou adultos. Nestes casos essa formação pode ocorrer em outros momentos da vida das pessoas.  Assim, a igreja oportuniza catequese para adultos também, quando se faz necessário. A igreja está sempre aberta para que voltemos a Deus e para que fortaleçamos nossa fé, buscando nossa salvação por intermédio do Espírito Santo.

                Por meio desta formação, somos instigados e conhecemos a doutrina católica, e podemos nos permitir em abrir nosso coração a ação do Espirito Santo, e vivermos de acordo com os ensinamentos de Jesus. Pois, a catequese não é apenas ensino de conteúdo durante um período na vida de crianças e adolescentes. “A catequese é um aprendizado dinâmico da vida cristã (…) vai além do ensino, ela põe em prática a dinâmica do encontro com Jesus Cristo (…) ela educa para a vida de comunidade. ”(Doc CNBB 84 – 40).

                  E a Catequese deve levar em conta as condições da pessoa suas preocupações, esperanças, necessidades e deverá agir com urgências em sua pedagogia e a preocupar-se não só em levar conhecimentos dos mistérios da fé, mas abrir o coração ao conhecimento e seguimento de Jesus.      

                Ainda, com a catequização de crianças e adolescentes, teremos o envolvimento de toda a família, neste processo, pois o pai precisa buscar, precisa levar, precisa participar, então a participação familiar automaticamente estará acontecendo. E neste processo sabe-se que os pais buscam oportunizar aos filhos sempre o melhor e em relação a fé também objetivam que seus filhos sejam orientados.

                 

                 Então, esta formação é importante para cada um que faz parte da igreja, ou mesmo aquele que não faz parte, pois é um ensinamento ecumênico, que orienta para a melhor vivência de cada um na Terra, com os outros e com a sua fé em Jesus.

                  São os ensinamentos de Jesus que são levados ao povo, adequando-os as vivências do dia-a-dia das pessoas, mostrando oportunidades de transformá-las, quando não estiverem concernentes, com o que é correto, justo, verdadeiro e fundamentadas nas escrituras sagradas.

V - Conclusão

           Com esta palestra conclui-se o quão importante é esta formação oportunizada pela igreja católica a crianças e adolescentes, mesmo que a pessoa opte em posteriormente não permanecer na igreja católica, ela terá obtido uma formação interessante para sua vida pessoal.

            E verificou-se que a catequese na igreja católica é um processo dinâmico, que permite inserção dos indivíduos em qualquer momento de suas vidas, desde que estejam dispostos a participar e se envolver com a aprendizagem.

             Então, é uma oportunidade e instrumentalização de crianças e adolescentes, com o intuito de conseguirem fazer a melhor escolha, inclusive na sua vida pessoal, profissional e essencialmente vida religiosa.

  1. Bibliografia

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Igreja, comunhão e missão: na evangelização dos povos, no mundo do trabalho, da política e da cultura. São Paulo: Paulinas, 1990. (Documentos da CNBB 84- 40)

PITTA, Fabiane, VASCONCELOS, Sheila. A importância da catequese na vida das crianças. http://soucatequista.com.br/quem-somos. Revista digital Sou Catequista. 06/03/2015. Acesso em 21/08/2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (207.7 Kb)   docx (758.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com