TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIDADE – RAQUEL ROLNIK

Por:   •  1/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 2

A CIDADE – RAQUEL ROLNIK

COMO IMÃ

A cidade é um imã antes mesmo de se tornar um local de moradia e trabalho.

COMO ESCRITA

Enquanto local permanente de moradia e trabalho, se implanta quando a produção gera um excedente. O execentde de produção permite a possibilidade de existência da cidade, e a partir dalí registrar todas as tecnologias, acumulação de riqeuza e conhecimentos.

Na cidade, habitar ganha uma dimensão nova, uma vez que se fixa uma memória, que ao contrário da lembrança, não se dissipa da morte. Não somente os textos que a cidade produz e contém que fixa a memória, mas a prórpia arquitetura urbana compre esse papel.

COMO POLÍTIICA

Confunde-se com a origem da cidade. É o processo onde a vida coletiva faz parte de um conjunto se define a massa. E o fluxo da massa exige organização e regulação.

A gestão coletiva é presente em qualquer tamanho de cidade, e a organização da cidade é feita por um poder urbano, uma autoridade.

COMO MERCADO

Com a concentração e aglomeração de pessoas, fica mais fácil a possibilidade de troca entre os homens, mostrando cpacidade produtiva, através da divisão do trabalho. Cada individuo produz aquilo que é necessário para sobrevier, e através instaura-se um mercado. O mercado possibilita a divisão entre mercado e campo, e também a troca de mercadoria entre esses dois polos.

COMO CAPITAL

Mudança de susbsistência para mercantil graças ao comércio de longa distância. A cidade cresce e consequentemente o sistema feudal enfraquece. A novas possibilidades de trabalho na cidade para o servo faz com o senhor feudal perca poder. Consequentemente os produtores manufatureiros começam a enriquecer (burguês).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com