TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO “O QUE É CIDADE”, POR RAQUEL ROLNIK

Por:   •  24/8/2020  •  Resenha  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Livro “O que é cidade”, por Raquel Rolnik

Na busca de uma definição, a autora divide o livro em dois capítulos. O primeiro contém características básicas que expressam o conceito de uma cidade, ao longo do capítulo há várias comparações sobre o que é visto numa sociedade urbana atual com as do passado.

Dentre essas características, Raquel expõe o magnetismo dos locais e o desejo do homem de estabilidade, do aproveitamento da natureza e a habilidade de se organizar. Também ocorre uma análise do poderio administrativo em relação com o cidadão na vida pública.

Quando todos estes aspectos são somados com a necessidade de troca e cooperação surge a produtividade, ou seja, surge o mercado. No início, em pequena proporção devido as limitações das cidades, mas, com o passar do tempo e com a divisão do trabalho a comercialização se expande entre estados. Por conseguinte, o mercado se torna dominante trazendo o capital, tema abordado na segunda parte do livro.

Para melhor entendimento sobre a cidade-capital observa-se o processo de transformação ao longo da história da sociedade. O capítulo aborda primeiramente sobre a autonomia do sistema feudal e a criação de um novo grupo social graças ao mercantilismo. Ademais, é nesse período que a terra se torna mercadoria e aparece a divisão de classes, gancho para segregação urbana. Composta por fronteira .imaginária se ações do estado, a cidade é dividida em zonas de acordo com a situação econômica e social dos habitantes, centros comerciais e locais de trabalho. Assim começa uma mudança nos níveis das relações empregatícias junto com o planejamento de um ambiente urbano ideal, ocasionando o investimento público em infraestrutura e a industrialização.

A indústria é sinônimo de desenvolvimento, causa a aglomeração populacional e a mistura de povos, acarretando uma diversificação cultural e étnica (que também sofre com a interferência da segregação urbana). São essas e outras propriedades que definem o que é a cidade.

A autora escreve com muita destreza a evolução histórica das cidades, demonstra como a política da antiguidade, a organização da idade média e o impacto da revolução industrial moldaram tudo que vemos hoje e ainda influenciará em civilizações futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com