TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro O que é Cidade? -Raquel Rolnik

Por:   •  28/8/2019  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

INSTITUTO DE TECNOLOGIA – DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Disciplina: URBANISMO I - Código: IT845 – T/P

Professor: D. Sc. HUMBERTO KZURE-CERQUERA

Aluno: Nathalia Siqueira – Matrícula: N° 020140

No livro "O que é a cidade", Raquel Rolnik busca definir a cidade apropriadamente, de forma que abranja todos os seus aspectos.

Inicialmente, a autora conceitua o fenômeno urbano em três tópicos. Primeiro a cidade como um Imã, a dimensão social deste fenômeno, sendo ela o centro para onde as partes periféricas tendem a convergir. Em seguida, a cidade como escrita, a dimensão cultural, dada pela acumulação de riquezas e conhecimento. Por último a cidade como mercado, que gira em torno de um centro de produção e consumo.

A segregação entre às classes foi bastante disseminado com o trabalho assalariado, com isso foi possível notar as diferenças espaciais. Nas cidades medievais, por exemplo, era muito comum que um mesmo espaço correspondesse à habitação e local de trabalho de um artesão, desta forma, todo o burgo representava espaço de habitação, produção, mercado e vida social. Atualmente é possível distinguir facilmente os territórios de uma cidade, os bairros periféricos, nobres, industriais, comerciais, etc.de

O poder urbano na cidade capitalista se dá através do Estado. O Estado por sua concepção deve intervir na sociedade a fim de que se gerencie a cidade da melhor maneira possível, visando à qualidade de todos os seus cidadãos. Entretanto o que se observa no atual modelo de sociedade adotado, é que existe uma divisão nas atividades do Estado, onde ele prioriza determinados setores da sociedade.

Contrariando a metáfora da cidade como ímã, é feita uma reflexão sobre o futuro das cidades como centros de poder. Com o avanço da tecnologia se tornou possível o controle sobre diversas atividades ao mesmo tempo a partir de qualquer lugar, caracterizando a descentralização desse poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com