TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIA EM SUA VERSÃO MODERNA

Por:   •  20/5/2018  •  Seminário  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Neste ponto o autor mostra que herdamos duas concepções cientificas: o racionalismo e o empirismo, o racionalismo segundo Pitágoras e Platão acredita em experiências humanas como únicas responsáveis pela formação de idéias e conceitos existentes no mundo e o empirismo de Empédocles e Aristóteles, que indica que todo o conhecimento é um fruto da experiência.

Por uma lógica racionalista a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática, portanto, capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados. Para o empirismo moderno a ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observações e experimentos que permitem estabelecer induções e que, ao serem completadas, oferecem a definição do objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento. Desde bacon e descartes, até os dias atuais essas concepções de ciência têm orientado o debate metodológico da ciência moderna no intuito de responder a uma mesma questão que seriam quais os limites de participação do sujeito e do objeto na construção do conhecimento. Para o empirismo naturalista e objetivista a prioridade deve ser dada ao objeto, enquanto o racionalismo, subjetivista e idealista, privilegiará o sujeito, as teorias e os conceitos.

O senso comum do empirismo aristotélico prevaleceu por mais de 1300 anos, no enfrentamento com a física de Aristóteles Galileu introduziu uma nova linguagem e um novo método que estabeleceu uma profunda ruptura com a linguagem anterior e passou a caracterizar muito claramente o que hoje denominamos de ciência moderna. Bachelard (1984) é que melhor define a ciência moderna, segundo ele o empirismo e o racionalismo estão de tal forma entrelaçados ao pensamento científico que um deles só triunfa dando razão ao outro; enquanto o empirismo precisa ser compreendido, o racionalismo precisa ser aplicado.

No processo de aquisição de conhecimento o racionalismo e o empirismo concordavam em uma questão de fundo: o status de verdade atribuído ao conhecimento científico, onde á ciência moderna passa a ser vista como uma representação verdadeira da realidade. Essa visão de conhecimento cientifico, influencia o senso comum sobre a ciência. Esse novo conhecimento objetivo e matemático irá substituir um conhecimento arbitrário pelo seguro e verdadeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com