TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E TÉCNICAS DE INFORMÁTICA E APLICADO NA VALE SA

Por:   •  6/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

GESTÃO

Um estudo sobre os fundamentos da Administração, Comunicação empresarial e técnicas de informática e aplicado na

Vale SA

Polo Unip Piúma-ES

2020


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. DESENVOLVIMENTO        4

2.1 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO        4

2.1.1 A Empresa        4

2.1.2 Fornecedores, Produtos e Serviços        4

2.1.3 Clientes        5

2.2 – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        6

2.2.1Comunicação interna        6

2.2.2 Comunicação externa        7

2.2.3 Comunicação interpessoal        7

2.3 - TÉCNICAS DE INFORMÁTICA        8

2.3.1 Sistema de Iinformação        8

3. CONCLUSÃO        9

4. REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO

Perante do cenário brasileiro e das constantes modificações que acontecem nas corporações a nível mundial, se faze necessário que as organizações estejam alinhadas em volta de definições estratégicas que sejam bem claras, levando em consideração o fluxo de informação e conhecimento que afetam o desempenho organizacional como um todo.

O sucesso de uma organização vai além dos instrumentos de trabalho, da conquista de recursos financeiros e tecnológicos, o alcance da qualidade na realização das atividades e no ambiente da organização procede, entre outros fatores, de um conduta positiva e empenho de todos os envolvidos, porque são as pessoas que fazem com que tudo aconteça, indicam melhorias e mudanças imprescindíveis para o aprimoramento. A companhia em estudo será a Vale SA uma mineradora, que faz a produção e venda de minério de ferro, de pelotas e de níquel. e também produz manganês, ferroliga, cobre, bauxita, potássio, caulim, alumina e alumínio, inaugurada há 78 anos.A Liderança faz parte do sistema organizacional e, atuando como parte de um sistema, precisa comunicar-se e relacionar-se com o restante da organização para que haja um bom funcionamento e melhoria do desempenho organizacional.

Assim, este trabalho busca analisar as estratégias de liderança e relacionamento utilizadas pela Vale. Nessa análise será verificado o comprometimento de todos dentro da organização na busca de um sincronismo perfeito, envolvendo todas as áreas com o mesmo objetivo: atender e satisfazer as necessidades do cliente com a máxima qualidade, através da utilização mais eficiente e eficaz dos canais de interação cliente-empresa e das informações contidas no atual banco de dados da Vale com vistas à otimização deste relacionamento, garantindo assim, maior nível de satisfação dos clientes e o bom desempenho da equipe.


2. DESENVOLVIMENTO

2.1 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

2.1.1 A EMPRESA

Vale, é uma mineradora, de grande porte, uma das maiores empresas de mineração do mundo e também a maior produtora de minério de ferro, de pelotas e de níquel. A empresa é constituída  empresa privada, de capital aberto, inscrita no CNPJ : 33.592.510/0001-54, foi fundada em 1942, para a exploração das minas de ferro na região de Itabira, no estado de Minas Gerais.

Com matriz em Rio de Janeiro - RJ e Opera em 14 estados brasileiros e nos cinco continentes, a empresa conta com a ajuda de mais de 120 colaboradores, visando sempre o Trabalhar para gerar prosperidade, com responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

A Vale é responsável por produzir manganês, ferroliga, cobre, bauxita, potássio, caulim, alumina e alumínio. No setor de energia elétrica, a empresa participa em consórcios e atualmente opera nove usinas hidrelétricas, no Brasil, no Canadá e na Indonésia.

2.1.2 FORNECEDORES, PRODUTOS E SERVIÇOS

A Joseph M. Duran afirmou que um projeto é um problema escalonado no tempo para ser resolvido. Podemos entender que os projetos são conduzidos para resolver os problemas e os desafios das organizações. 

O sucesso de um projeto está, entre outros fatores, em sua definição bastante clara. Para que os integrantes não se percam em longas discussões sobre o produto ou serviço ideal, é preciso determinar, no início, tudo o que deve e, principalmente, o que não deve ser feito. É a definição do escopo do projeto.

Dentro deste escopo, em muitos projetos, há necessidade da participação de pessoas externas à organização, como fornecedores, a Vale Compartilhar com nossos fornecedores os valores que pautam a suas ações, como a prioridade à vida, o cuidado com o planeta e a valorização das pessoas.

Assim podemos citar os seguintes fornecedores da Vale:

AMORIM COMERCIAL – ferramentas, ferragens e parafusos;

GERDAU AÇOMINAS – aços em geral;

LOSINOX LTDA - aços em geral;

O principal negócio é a mineração, uma atividade essencial para a vida moderna. De telefones celulares a aviões, de estruturas de prédios a moedas, os minérios são ingredientes para diversos itens indispensáveis para o seu dia a dia. Atuando também em outras áreas. Como veremos abaixo:

Para garantir agilidade e segurança no transporte de nosso minério, a Vale tem uma rede de logística que integra minas, ferrovias, navios e portos. Contamos com infraestrutura no Brasil, na Indonésia, em Moçambique, em Omã, nas Filipinas e na Argentina.

As ferrovias operadas pela Vale estão entre os grandes diferenciais competitivos da empresa. No Brasil, onde estão nossos maiores sistemas de mineração, operamos cerca de 2 mil quilômetros de malha ferroviária, e temos acordos para utilizar linhas em países da África e na Argentina. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (240.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com