TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO INTERNA E SUA IMPORTÂNCIA

Casos: A COMUNICAÇÃO INTERNA E SUA IMPORTÂNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A busca da valorização da comunicação interna é uma estratégia importante para os empresários na busca de um melhor aproveitamento e organização de uma empresa. Entende-se por comunicação interna o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa ou instituição para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento mais ágil e transparente, da direção para com os demais membros, sejam estes internos ou elementos que os integram.

Nas organizações, é comum que a área de Recursos Humanos esteja à frente do processo de comunicação, no entanto faz-se necessário que os departamentos estejam envolvidos haja vista que as informações compartilhadas são de interesse da empresa e não de um setor especifico, ou seja, toda área ou setor deve ser estimulado a contribuir para o melhor entendimento e principalmente para melhorar o fluxo de informação entre todos pois quando esses conceito é compreendido e trabalhado coerentemente o processo de comunicação fica mais transparente, democrático e participativo.

2. A COMUNICAÇÃO INTERNA E SUA IMPORTÂNCIA

Sabemos que a comunicação é o processo de troca de informações e entre duas ou mais pessoas e no mundo dos negócios existe a necessidade de tornar os funcionários influentes, integrados e informados do que acontece na empresa, fazendo com que este sinta-se parte dela, tudo isso fez surgir a comunicação interna, considerada hoje como algo fundamental e imprescindível às organizações.

Por meio da Comunicação Interna, torna-se possível estabelecer canais que possibilitem o relacionamento ágil e transparente da direção da organização com o seu público interno e entre os próprios elementos que integram este público. E compreender a importância desse processo de comunicação para que flua de forma eficiente, no momento oportuno, de forma que seja atingido o objetivo pretendido, é um desafio para as organizações.

Os principais objetivos da comunicação interna são:

• Tornar influentes, informados e integrados todos os funcionários da empresa;

• Possibilitar aos colaboradores de uma empresa o conhecimento das transformações ocorridas no ambiente de trabalho;

• Tornar determinante a presença dos colaboradores de uma organização no andamento dos negócios;

• Facilitar a comunicação empresarial, deixando-a clara e objetiva para o público interno.

É importante destacar que para o processo ser completo e realizado corretamente é indispensável o uso de aparatos tecnológicos que permitam funções como: compartilhamento de arquivo, acesso a base de dados, trabalho em equipe com funcionários que não estão no mesmo espaço, dividir informações cotidianas com os demais colaboradores da empresa simultaneamente, receber notícias em tempo real do que está acontecendo no local de trabalho, parabenizar conquistas e negócios bem sucedidos de outros setores, criar um ambiente informal online para integrar e fazer com que todos os departamentos interajam entre si, acesso aos processos internos de forma rápida e clara, consulta online de informações, solicitações de tarefas, compartilhamento de arquivos e documentos importantes, dentre outras funções. A reestruturação das organizações gerou um público interno de novo perfil, hoje, os empregados são muito mais conscientes, responsáveis, inseridos e atentos às cobranças das empresas em todos os setores, o que contribui para o desenvolvimento organizacional e incentiva a participação colaborativa nos processos de mudança como partes integrantes da mudança. Comunicar-se com os colaboradores, define regras, cobra falhas, delega tarefas, acompanha resultados, obtém-se e informa dados com precisão, promove-se debater e recebesse opiniões, sugere-se e escuta e principalmente, trabalhasse em equipe. O ideal é que todos tenham consciência de sua responsabilidade, porque hoje todos têm um poder imenso de comunicar suas ideias e opiniões. E para que a comunicação interna aconteça o primeiro passo é incluir conceitos de comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com