TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSCIENTIZAÇÃO QUANTO AO USO DE EPIs NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  31/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 6

CONSCIENTIZAÇÃO QUANTO AO USO DE EPIs NA CONSTRUÇÃO CIVIL

  • IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO

A segurança no trabalho cada vez mais se torna exigência no âmbito empresarial. As empresas devem procurar minimizar os riscos a que estão expostos seus funcionários, pois apesar de todo avanço tecnológico, qualquer atividade envolve certo grau de insegurança.

A falta de um sistema de segurança eficaz causa problemas de relacionamento humano, produtividade, qualidade dos serviços prestados e o aumento de custos. Um acidente de trabalho causa grave prejuízos, que implica em baixa na produção, investimentos perdidos em treinamentos e outros custos.

O presente trabalho teve como proposta investigar a conscientização do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na construção civil e no ambiente de trabalho buscando compreender o relacionamento do individuo com o outro, visando à sensibilização dos mesmos quanto à segurança pessoal e coletiva.

  • EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Segundo a Norma Regulamentadora, NR - 6 define-se Equipamento de Proteção a Individual, todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, destinado a proteger a saúde e a integridade do trabalhador.

O uso de EPIs encontram-se previstos nas Leis de Consolidação do Trabalho (CLT) e regulamentado pela Norma Regulamentadora 6 do Ministério do Trabalho e emprego. A entrega destes equipamentos deve ser fornecida pelo empregador que também tem a obrigação de fiscalizar o uso por parte de seus empregados e de promover ações que conscientizem os seus trabalhadores da importância do uso dos EPIs quando estes se recusam ou não a usar.

Existe também o Equipamento Conjugado de Proteção Individual, que é todo EPI composto por vários dispositivos, que o fabricante apresenta para ser utilizado contra um ou mais riscos que ameacem a segurança e a saúde no trabalho e que possam ocorrer simultaneamente.

  • Importância do uso dos EPIs pelos trabalhadores da Construção Civil

Existem dois obstáculos considerados por serem causa de muitos acidentes nos canteiros de obra que são a não disponibilização dos EPIs por parte dos empregadores deste setor e a não utilização dos EPIs por parte dos empregados quando são fornecidos, principalmente nas obras de pequeno porte, devido a ineficiência da fiscalização dos órgãos responsáveis.

O uso dos EPIs são formas de prevenir as lesões provocadas pelo pelos acidentes de trabalho, são estratégias para proteger e reduzir os riscos existentes no ambiente de trabalho, assim como também amenizar as sequelas decorrentes dos acidentes e podem ser ferramentas determinantes no salvamento da vida dos trabalhadores.

Para garantir o uso dos EPIs uma das formas é a fiscalização das atividades. Isso assegura a qualidade das obras e reduz as falhas durante a construção.

Na Norma Regulamentadora 6, no item 6.6 destaca-se a responsabilidade do empregador quanto aos EPIs.

De acordo com a NR-6, cabe ao empregador exigir o uso do EPI, orientar e treinar o trabalhador sobre seu uso e substituir quando necessário.

Já o trabalhador é responsável por usar o EPI somente para a finalidade a que se destina, pela guarda e conservação do mesmo e comunicar ao empregador sobre qualquer alteração que torne o EPI impróprio para o uso.

  • Certificado de Aprovação (CA) dos EPIs

Certificado de Aprovação é um certificado dado a um Equipamento de Proteção Individual (EPI) registrado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, podendo ser consultado na internet, utilizando para isso o número de inscrição que está presente no equipamento analisado. O CA terá validade de 5 anos, para aqueles equipamentos com laudos de ensaio, já o prazo de validade para equipamentos que não existam normas técnicas nacionais será de 2 anos. O órgão nacional de saúde e segurança no trabalho pode estabelecer novos prazos.

PROTETOR AUDITIVO TIPO PLUG

Importante na proteção ao sistema auditivo de qualquer trabalhador, os protetores auriculares de tipo plug são fabricados e pré-moldados em silicone e copolímero, mais práticos e reutilizáveis.

Já a introdução do protetor deve ser feita de maneira cuidadosa, através de um pequeno e simples processo. O usuário deverá segurar uma das entradas do protetor, com uma mão e, passar a outra mão por detrás do seu pescoço, alcançando, dessa forma, o ouvido no qual quer introduzir o aparelho. Com a ponta do dedo dessa mão, deve puxar, levemente, a orelha, para cima, abrir a boca, para que o ouvido se dilate um pouco, e introduzir o protetor, até, mais ou menos, a última camada ou “escama”, que o equipamento possui. Após sua utilização, o usuário deverá retirar o aparelho pressionando-o, de leve, e puxando para baixo, com a ponta de um dedo, para, assim, liberar a pressão que o prendia e vedava seu ouvido.

PROTETOR AUDITIVO TIPO CONCHA

Os Protetores Auditivos Tipo Conchaforam desenvolvidos para cobrir as orelhas e auxiliar na redução da exposição a níveis perigosos de ruído e outros sons altos. A consideração mais crítica na seleção e uso de protetores auditivos é a habilidade em ajustar os protetores a fim de eles proporcionarem uma vedação ao ruído confortável e que possa ser consistentemente mantida durante todas as exposições ao ruído.

BOTA DE SEGURANÇA

O uso do calçado adequado ao nosso ambiente de trabalho é fundamental para evitar os mais variados tipos de acidentes de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com