TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da cal e uso na construção civil

Por:   •  28/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

A cal é um aglomerante aéreo, ou seja, é um produto que reage em contato com o ar. Nesta reação, os componentes da cal se transformam em um material tão rígido quanto à rocha original (o calcário) utilizada para fabricar o produto. A cal pode ser considerada o produto manufaturado mais antigo da humanidade, pois há registros do uso deste produto que datam desde antes de Cristo. Um exemplo disto é a muralha da China, onde se pode encontrar, em alguns trechos da obra, uma mistura bem compactada de terra argilosa e cal.

Pela diversidade de aplicações, a cal está entre os dez produtos de origem mineral de maior consumo no planeta. Estima-se que sua produção mundial esteja em torno de 145 milhões de toneladas por ano. Sua utilização engloba as indústrias siderúrgicas, para remoção de impurezas; o setor ambiental, no tratamento de resíduos industriais; as indústrias de papel e é claro, no que abordaremos no presente trabalho, o setor de construção civil.


2. APLICAÇÕES DA CAL

2.1 ARGAMASSAS

A utilização mais frequente da cal, passa pela confecção de argamassas para assentamento de alvenarias, para regularização de pavimentos e ou para revestimentos de alvenarias interiores e exteriores. Seja como único ligante, em mistura com outros ligantes aéreos (gesso), hidráulicos (cimento Portland) ou com aditivos pozolânicos, as argamassas com cal constituem um material de elevada versatilidade.

Nessas aplicações a cal é empregada por conferir características convenientes às argamassas como uma boa plasticidade e trabalhabilidade enquanto ainda fresca e a rigidez buscada após o processo de endurecimento da argamassa. Sendo assim, a cal se demonstra um material muito útil e viável nesse processo de utilização.

2.2 PINTURA

O processo tradicional para revestir paredes com cal consiste na aplicação de duas ou três camadas de materiais. Primeiro, o chapisco é aplicado em uma mistura de cimento e areia. Em seguida, utiliza-se a massa grossa do material em um traço específico ao acabamento. Para obras mais rústicas, a aplicação pode parar nessa etapa, porém, se houver a necessidade de um melhor acabamento, aplica-se a terceira camada, ou a camada fina que pode ser feita com uma areia mais fina, ou com outros materiais como reboco ou gesso.

A cal é utilizada nesse processo, pois apresenta como vantagem um custo inferior às outras opções no mercado, tornando-se uma solução eficiente para situações específicas onde um bom acabamento é opcional ou mesmo desnecessário.

2.3 DESVANTAGENS DA CAL

Para a secagem da cal aérea é necessária à absorção do CO2 existente no ar, processo ao qual denominamos de carbonatação, e a secagem completa da cal aérea é lenta, pois as camadas mais externas impedem que as camadas mais internas entrem em contato com o CO2, atrasando o processo de recarbonatação, fazendo que o tempo para que seu interior atinja seu ponto de secagem seja maior.

         A secagem da cal aérea não ocorre debaixo da água, o que torna a torna mais indicada para uso em alvenarias. Para o uso em baixo da água, utiliza-se a cal hidráulica.

        Por ser um bactericida e fungicida, deve se tomar cuidados com os dejetos oriundos da cal, pois se jogada no meio ambiente pode vir a causar danos ambientais a fauna e flora.


3. TIPOS DE CAL

3.1. CAL CÁLCICA

Cal constituída, principalmente, por óxido de cálcio ou por hidróxido de cálcio, extraídos de rochas calcárias sem quaisquer adições de materiais hidráulicos ou pozolânicos. Esse tipo de cal já foi muito utilizada na construção civil como acabamento.

3.2. CAL HIDRATADA

Cal hidratada é produzida pela reação do óxido de cálcio com a água e hoje é o tipo de cal mais utilizado na construção civil. Essa cal é extremamente leve e fina, apresentando uma excelente retenção de água ao redor de suas partículas, o que a torna ideal para as misturas de argamassa.

 

3.3. CAL HIDRÁULICA

Cal constituída principalmente por hidróxido de cálcio, silicatos de cálcio e aluminatos de cálcio. Esse tipo de cal hidráulica possui a propriedade de ganhar presa e endurecer debaixo de água. O dióxido de carbono atmosférico também contribui para o seu endurecimento por reação com o hidróxido de cálcio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com