TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR

Por:   •  13/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.401 Palavras (10 Páginas)  •  14 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Santo André.

2018


 CARLA FERREIRA DOS SANTOS[pic 6]

CONTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR:

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE PARA A TRANSPARÊNCIA DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR

Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Instituição Universidade Anhanguera de São Paulo – Santo André unidade 3.

Orientador: Marcos Drago.


Santo André

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

5 METODOLOGIA        13

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        14

REFERÊNCIAS        15


1 INTRODUÇÃO

1.1 O PROBLEMA

Qual a importância da Contabilidade para a transparência das entidades do Terceiro Setor?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Identificar a importância da contabilidade para transparência das entidades do terceiro setor.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

Conceituar os três setores, com ênfase, no Terceiro Setor;

Apresentar a contabilidade e suas ferramentas voltadas à gestão;

Descrever de que maneira a contabilidade pode ser utilizada como ferramenta de gestão e transparência nas entidades do Terceiro Setor.


3 JUSTIFICATIVA

O Terceiro Setor vem ganhando espaço importante no aumento do PIB mundial e gerando vários empregos no Brasil, mas quando se fala em Terceiro Setor fica muito vago, trata-se de organizações sem fins lucrativos, como contabilizar uma organização que não tem um dono, para quem vão os lucros?

Isso mostra a importância da contabilidade para a transparência das entidades do terceiro setor, com o crescimento desse setor é muito importante à contabilidade ser utilizada como ferramenta de gestão e mais importante ainda existir estudos para nortear um setor que ainda não tem tantos escritórios contábeis especializados.

O Terceiro Setor vem crescendo e mesmo assim tem dificuldade para encontrar estudos na área, que sirvam para orientar, auxiliar e ajudar os contadores e mais importante trazer conhecimento de forma simplificada para pessoas leigas no assunto.

O Terceiro Setor vem gerando empregos, sendo relevantes para o aumento do PIB e melhoria na economia, pelo fato de prestarem serviços de utilidade pública, os recursos obtidos por essas organizações devem ser contabilizados e prestado contas da aplicação de suas receitas, que a maior parte vem de doações e da rede pública. Essas instituições também podem produzir, comercializar produtos e serviços onde suas receitas de vendas devem ser contabilizadas, essas entidades não estão dispensadas de recolher impostos elas contam com alguns benefícios dependendo da atividade exercida.

Com o crescimento do Terceiro Setor automaticamente cresce a demanda por profissionais com conhecimento técnico e especifico na área contábil, para auxiliar as entidades a terem transparência na prestação de suas contas. E são cada vez mais importantes os conhecimentos para esses profissionais que trabalham na contabilidade voltada ao Terceiro Setor.

Essa pesquisa também ira disponibilizar informações para futuros profissionais que queiram atuar na área contábil do Terceiro Setor e para atualizar profissionais que já atuam na área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (220.7 Kb)   docx (237.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com